XVI Fórum Estadual Ordinário debate os desafios e caminhos para qualidade e inclusão na educação
A Secretaria de Educação (Semed) participou entre os dias 25, 26 e 27 de março, no Centro de Celebrações em Vitória, do XVI Fórum Estadual Ordinário. O evento, que foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - Seccional Espírito Santo – teve como tema central a “Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão”.
O Fórum teve por objetivo reunir Dirigentes Municipais e Equipes Técnicas para debater temáticas pertinentes à educação diante do cenário atual. O primeiro dia do evento contou com a palestra: “A gestão começa na sala de aula: o papel do gestor na qualidade da aprendizagem”. Na ocasião, ainda foi realizada a leitura e aprovação do Regimento do Fórum.
Já na quarta-feira (26), aos participantes foram abordadas temáticas como a Base Nacional Comum Curricular da Computação: Integrando o pensamento computacional na Educação, Políticas Públicas Educacionais X Indicadores de qualidade e sobre a Lei do PSPN, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, destacando a responsabilidade fiscal, as contradições e disputas em torno da valorização do magistério em estados e municípios brasileiros.
"Essa parceria com a Undime é de extrema importância pois nos oferece ainda mais apoio para que possamos identificar, registrar, controlar e acompanhar nossas crianças e adolescentes que não estão indo para a escola. Esse fórum nos proporcionou três dias de muita informação e conteúdo, e ainda tivemos o atendimento do Governo do Estado com os profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Eles nos tiraram muitas dúvidas sobre seus programas”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
O último dia do Fórum Estadual apresentou o Novo Ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a Educação Especial e Inclusiva e o currículo na escola em tempo integral, abordando ainda as perspectivas e desafios a partir da Lei 14.640/2023. Na ocasião, também foram eleitos a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes para o biênio 2025-2027.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo