O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade

Você já parou para pensar como estará sua cidade daqui a cinco, dez, 20 anos? Pode parecer longe, mas planejar o futuro do município é coisa séria. Para isso, existe o Plano Diretor Municipal (PDM), uma ferramenta que ajuda a organizar o crescimento da cidade, melhorar a qualidade de vida e promover um desenvolvimento mais sustentável.
A elaboração do PDM conta com várias etapas e uma delas é o envolvimento da sociedade, onde moradores, especialistas, empresas, sociedade civil e o poder público participam, discutindo juntos os desafios, prioridades e caminhos possíveis. Assim, é possível entender de verdade o que a cidade precisa e criar soluções para diferentes regiões e realidades.
Embora a legislação estabeleça prazos mínimos para que o PDM seja revisado, sempre que necessário, podem ser feitos ajustes no texto da lei para garantir avanços na qualidade de vida da população, promovendo moradias mais dignas, preservação ambiental, mobilidade urbana eficiente, melhorias na infraestrutura, no saneamento, na economia e em outros aspectos essenciais para o desenvolvimento sustentável do município.
“O planejamento do futuro de um município é um compromisso de todos, é pensar de forma estratégica e responsável, e o Plano Diretor Municipal é a ferramenta que nos guia nesse caminho, garantindo que o crescimento aconteça de forma equilibrada, com mais qualidade de vida para toda a população, preservando o patrimônio ambiental, cultural e social que temos no município”, destacou Laryssa Baroni, secretária de Desenvolvimento Urbano (Semdur).
Laryssa ainda pontua que a participação da sociedade na construção ou revisão do PDM é de extrema importância. “Esse processo só funciona quando realizado em conjunto; por isso, é fundamental que moradores, lideranças comunitárias, associações, empresários e demais setores da sociedade tenham seu espaço de fala. Cada contribuição é essencial para entendermos as características e demandas específicas de cada região, possibilitando que as necessidades identificadas sejam transformadas em ações concretas e com planejamento qualificado para o município”, pontuou.
Em Aracruz, o primeiro PDM foi elaborado em 2008. Em 2015, passou por algumas alterações pontuais, por necessidade de atualização do documento. Já em 2020, foi realizada a revisão mais ampla e significativa do plano, resultando na versão atualmente em vigor.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência