SAAE assina Ordem de Serviço para construção de estação fotovoltaica na ETE Sul
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Prefeitura de Aracruz, assinou na manhã dessa terça-feira (27), no gabinete do prefeito, a Ordem de Serviço para construção de estação fotovoltaica na ETE Sul (construída simultaneamente às obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista, que eleva de 33% para 93% o percentual de tratamento de esgoto, na área de abragência do SAAE, na cidade). O objetivo da estação fotovoltaica é gerar uma economia na conta de energia da ETE -Sul de 41%, o que representa uma economia anual de aproximadamente R$ 246 mil para a autarquia. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhão e os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Petróleo e Gás. O Sistema composto por painéis solares será implantado no solo, em uma área de aproximadamente 4 hectares ao lado da ETE SUL.
Segundo o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, com a operação da Estação de Tratamento de Esgoto Sul, os custos com energia elétrica aumentam as despesas do SAAE. “A implantação de um sistema de minigeração, distribuída através da geração de energia solar, vai suprir parte do consumo energético que ocorre simultaneamente com a luz solar. Essa será a primeira usina fotovoltaica do Poder Público Municipal, dedicada ao serviço público. Trata-se da utilização de uma matriz energética limpa, renovável com retorno do investimento no curto prazo, e que será utilizada para despoluir o meio ambiente tratando o esgoto. O SAAE, como um órgão que atua em áreas ligadas ao meio ambiente, sempre adota medidas para preservá-lo”, explicou.
O projeto integra o planejamento estratégico do SAAE e foi submetido ao Conselho Municipal de Petróleo e Gás visando a obtenção de recursos do Fundo Municipal de Petróleo e Gás. O projeto foi aprovado e os recursos liberados. A área disponível vai permitir ampliação do sistema para outras unidades do SAAE e a operação da usina fotovoltaica não vai causar nenhuma adversidade ambiental, totalmente compatível com a preservação ambiental ou mesmo com o desenvolvimento de outras atividades ao redor.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy