Protagonismo e saberes no território capixaba: Aracruz é destaque no Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025
Aconteceu nesta quinta-feira (27), no auditório do Sebrae, em Vitória, uma solenidade aos 18 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) no Espírito Santo. Aracruz esteve representada pela nutricionista Franciane Imberti Santório, pela enfermeira Lívia Roni Pignaton - Vigilância Epidemiológica (Semsa) e as coordenadoras do Programa, a técnica pedagógica da Secretaria de Educação (Semed), Giucirlene Pereira De Bortoli e a psicóloga da Secretaria de Saúde (Semsa), Juliana Monteiro. O seminário intitulado “Protagonismo e saberes no território capixaba” marcou a crescente adesão das instituições de ensino ao programa nos últimos ciclos, e o município se destacou em primeiro lugar pela sua Gestão e Articulação Intersetorial do programa.
Compuseram a mesa de honra a coordenadora-geral de Equidade e Determinantes Sociais da Saúde, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Kátia Souto; a chefe do Núcleo de Atenção Primária (Neapri/Sesa), Janaína Daumas Félix; a gerente da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escola (Apoie) Lorena Dias Abreu, a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad) do Espírito Santo, Keila Barbara Ribeiro da Silva; a secretária de Saúde de Domingos Martins, Dayse Behning.
O evento foi destinado a gestores e profissionais da Saúde e da Educação, instituições de ensino e estudantes, sendo um importante espaço para celebrar a crescente adesão das instituições ao PSE nos últimos anos no Estado, que hoje já conta com a participação de todos os 78 municípios capixabas.
Ministrada pela representante do Ministério da Saúde, Kátia Souto, a palestra de abertura destacou os avanços e desafios do PSE. Houve também uma mesa redonda sobre o Protagonismo Juvenil, que contou com a mediação da Profa. Dra. em Saúde Pública Carolina Dutra Degli Esposti, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que também é coordenadora do Projeto de extensão Saúde Escola, e a participação dos alunos universitários Luiza Demuner Ribeiro, Rúbia Darug e Silva e Samira Gonçalves.
A psicóloga Juliana Monteiro apresentou a experiência de Aracruz com o tema: “Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) como potencializador das ações do PSE”. Ela enfatizou a importância do trabalho intersetorial no município e a participação ativa das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação como ferramenta de integração, apoio e acompanhamento das ações do PSE, contribuindo para a qualificação e o acesso às ações de saúde pelos estudantes de Aracruz.
Em sua apresentação, ela destacou os resultados alcançados. "Em 2019 foram 564 estudantes contemplados pelas ações do PSE. Já em 2025, esse número ultrapassou 43 mil estudantes, considerando que muitos participaram de mais de uma ação do programa. Quanto ao número total de ações realizadas, Aracruz avançou do 27º para o 5º lugar no estado, mesmo em comparação com municípios que possuem maior população estudantil”, disse.
Juliana também apresentou o planejamento das Reuniões Gerais do Programa e a organização do monitoramento das ações. “Acreditamos nesse trabalho intersetorial em Aracruz, na articulação com as secretarias e instituições da rede de proteção da criança e do adolescente, como fundamental para o bom desenvolvimento dos estudantes”, destacou.
Para a técnica pedagógica da Semed, Giucirlene Pereira, o seminário foi um importante momento para celebrar essa conquista. “Ser reconhecido como o município com a gestão mais eficaz do programa em nosso estado nos enche de orgulho. Reconhecemos que o trabalho do nosso Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) foi fundamental para alcançarmos esse resultado. Gerir um Programa de tamanha importância no município só é possível com o esforço de muitas mãos. Agradeço aos profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), aos profissionais das Unidades de Saúde e a todos os profissionais da Educação, que não mediram esforços para que as ações acontecessem nos territórios. Estamos aqui, como GTIM, representando todo o trabalho desenvolvido por nós e por esses atores de suma importância”, ressaltou.
Programa Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover a saúde e a educação integral. Ele objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, além de reforçar a importância de discussões de temas importantes a este público.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização
- Ambulantes - Informativo 001 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- Turismo e Cultura torna público o edital Nº 025/2025 - Prêmio Raízes Negras de Aracruz – Vozes, Ancestralidade e Orgulho
- Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)
- Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná
- 3ª Jornada Antirracista reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 instituições de ensino selecionadas no 1º Edital 'Escola Sem Racismo'
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Aracruz é destaque no livro “Cultura Viva – história e saberes na escola”, da editora Aprende Brasil
- Semdur dá início à quarta etapa da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)