Prefeitura de Aracruz inaugura Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI)
Na manhã desta terça-feira (12), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), realizou a inauguração oficial da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI). A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, do secretário de Estado de Segurança Pública e de Defesa Social, Coronel Marcio Celante, de vereadores, secretários municipais e representantes do poder judiciário, polícias Civil, Militar e Federal.
A CISI está em funcionamento desde o mês de maio deste ano e, neste período, contribuiu com a resolução de crimes e, também, com a diminuição de atos de vandalismo, furtos e roubos.
A secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Mayer Coutinho, destacou os benefícios do sistema para o município. “Os equipamentos garantem a segurança da população e a produção de provas que podem ajudar na resolução de crimes”, disse. Já o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, falou sobre o investimento no sistema. “A CISI é algo inovador e altamente tecnológico em nosso município. São mais de 130 câmeras de videomonitoramento e leitura de placas veiculares operando em toda a cidade”, completou.
Delegado Abdala, chefe da 3ª regional da Polícia Civil de Aracruz, comentou sobre a contribuição da CISI com os trabalhos da PC. “A Polícia Civil subsidia todos os inquéritos em relação às imagens e nós estamos muito felizes com esse novo equipamento, que nos traz uma veracidade maior para elucidar o que acontece”, enfatizou.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Marcio Celante, pontuou sobre as ações desenvolvidas para levar segurança a todos os municípes. “A segurança pública é um assunto complexo e não tem resposta simples, mas tem trabalho e investimento, principalmente em inteligência, e a CISI tem tudo isso. Para que possamos reforçar ainda mais esse cenário, vamos viabilizar a integração da CISI ao Cerco Inteligente, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo”, disse.
O prefeito Dr. Coutinho falou da importância da CISI para o município. “Hoje é um dia muito feliz e importante para Aracruz. Com a inauguração da CISI, reforçamos a segurança da nossa cidade. Mas, vale ressaltar que, os investimentos realizados não são apenas em equipamentos e tecnologia, mas na garantia de qualidade de vida dessas pessoas e de um município mais seguro. E esse é o objetivo da nossa gestão, proporcionar sempre o melhor para nossa gente e fazer na nossa cidade um melhor lugar para se viver”, finalizou.
O sistema
O novo sistema conta com 60 câmeras de videomonitoramento (50 câmeras 360º e 10 fixas) que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras farão monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação