Prefeito Dr. Coutinho recebe moradores do acampamento Índio Galdino para viabilizar principais demandas
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seu vice Beto Vieira, do secretário de Agricultura (Semag), Mauro Demartha e da subsecretária de Saúde (Semsa), Juliana Baioco, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (11), moradores da comunidade Córrego Bom Jesus – Acampamento Índio Galdino, que apresentaram ao Governo Municipal suas demandas coletivas.
"Primeiramente eu queria agradecer ao prefeito a oportunidade de estarmos aqui mais uma vez. Gostaria de dizer o quanto poder apresentar nossas pautas junto ao secretariado é importante para nós. Em julho do ano passado recebemos a visita de Dr. Coutinho em nossa festa e não tivemos a oportunidade para agradecer por suas falas de apoio. Nossa ideia aqui hoje é fazer uma apresentação atualizada de nossas demandas”, destacou a líder comunitária, Joacimara Batista.
Entre as principais ações demandadas ao executivo, destaque para a ampliação da extensão de rede elétrica, aquisição de um trator à Associação Agro, além de um maior suporte na saúde. O prefeito Dr. Coutinho garantiu às lideranças que seu governo ajudará no que for possível. “Eu pessoalmente vou provocar a EDP. Vou pedir a vocês que me enviem um ofício que será encaminhado à Suzano para nos informar sobre a anuência de instalação da rede elétrica. Com essa parceria acredito que daremos celeridade a essa questão”, afirmou o prefeito.
Com relação ao trator, cuja compra foi feita por meio de emenda parlamentar em parceria com o Governo do Estado, o secretário Mauro DeMartha disse que providenciará uma lista com a documentação necessária para a transferência do bem. “Nós vamos encaminhar a vocês uma relação de documentos para facilitar a aquisição do trator. Como ele foi comprado pelo estado, nós enquanto município é que fazemos o repasse. Será um prazer chegar com esse suporte na comunidade Córrego Bom Jesus”, destacou.
Já as ações voltadas à atenção na saúde, a subsecretária Juliana sugeriu que os moradores entrem em consenso para definir uma melhor área que poderá receber todos de uma vez. “Nós temos um ponto de apoio para onde é levada uma equipe completa a cada mês, porém não podemos selecionar uma área para atender somente parte dos moradores, pois o SUS é para todos e universal. Acredito que por meio do diálogo chegaremos a uma solução”, disse.
Atualmente o acampamento Índio Galdino conta com duas associações, com 71 famílias e 208 pessoas, em uma área de 505 hectares, sendo que cada família ocupa em média cinco hectares. Eles ainda solicitaram a viabilidade de perfuração de um poço artesiano e da possibilidade de acesso ao Cartão Reconstrução do Estado. “Como nós não temos equipamento para fazer essa perfuração, teríamos que fazer uma contratação, e para isso vamos elaborar um estudo de viabilidade junto à secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob). Para o acesso ao cartão vamos consultar nossa assistência social para saber se os moradores têm esse direito”, finalizou o vice-prefeito Beto Vieira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Comunidade de Leitores contempla o rio Piraquê-Açu como território de memória, vida e ancestralidade dos povos originários
- Seminário reforça papel da polinização na cafeicultura capixaba
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Empodera Mais reúne empreendedoras em noite de troca, inspiração e valorização do protagonismo feminino
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)
- Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
- Último encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2025 é marcado por relatos de práticas exitosas
- 10ª Convocação do Edital n.º 001/2025- Farmácia Cidadã
- Município debate desafios e perspectivas da população em situação de rua em seminário no dia 27
- Prefeitura entrega obras históricas de pavimentação em Vila do Riacho