Estudantes da Educação Especial da Emefti "Eurípedes Nunes Loureiro" são contemplados com aquisição de jogos pedagógicos
Publicado em: 13 de março de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
A Sala de Recursos da Escola Municipal de Ensino Integral (Emefti) "Eurípedes Nunes Loureiro", no bairro Itaputera, recebeu nesta semana um conjunto de jogos pedagógicos que serão utilizados nas atividades com os estudantes da Educação Especial. Os novos materiais contam com conjunto de quebra cabeças ilustrados com letras, jogos de encaixe com alfabeto em libras, bingo, livros, planetário, dentre outros.
Esses jogos pedagógicos foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar destinada ao Coletivo Famílias pela Inclusão, que por sua vez, os direcionou à escola. “Nossa intenção era equipar uma sala de recursos multifuncional com os materiais pedagógicos, sensoriais e de acessibilidade necessários, além de nossa parceria voluntária. Trata-se de uma sala modelo, onde a equipe pedagógica pode encontrar alternativas para oferecer ainda mais acessibilidade ao currículo escolar a todos os estudantes”, explicou Ana Paula, uma das diretoras do Coletivo.
Ana Paula também comentou sobre a seleção da escola. “A Emefti Eurípedes foi indicada porque a equipe se mostrou muito aberta e criativa em relação a acolher todos os estudantes, com sua singularidade, e um cuidado especial com as crianças com deficiência. Estivemos com eles no início de 2024, com o projeto Abraço Coletivo, e vimos a disposição em construir uma escola que abarque todas as formas de ser e estar no mundo. Temos certeza que eles farão ótimo uso dos materiais, e permanecemos disponíveis para caminhar juntos”, disse.
A diretora da escola Sueli Alves destacou a importância da aquisição desses materiais e como eles têm ajudado no desempenho dos estudantes. “Essas ferramentas são essenciais e valiosas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes com necessidades educativas especiais. Esses jogos são adaptados para atender às diferentes formas de aprendizagem, proporcionando uma abordagem lúdica e interativa”, ressaltou.
Ainda de acordo com Sueli, além dos jogos pedagógicos estimularem o raciocínio lógico, a memória e a concentração, eles foram necessários e favorecem nas atividades de inclusão e na motivação. “Isso tem tornando o processo de ensino mais dinâmico e prazeroso. Eles também contribuem para o fortalecimento da autoestima dos estudantes, ajudando-os a superar desafios de maneira divertida, apropriada e personalizada”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo