Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
A cultura do cacau vem crescendo em Aracruz e, visando orientar e aperfeiçoar os produtores do município com novas técnicas e o manejo correto da planta, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) realiza nesta quinta e sexta-feira (08 e 09), um curso de enxertia de cacau.
A formação, que tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), acontece em dois momentos. O primeiro ocorreu nesta quinta-feira (08) no Parque de Exposições, onde o técnico do Senar apresentou as diferentes modalidades de enxertia, bem como todos os procedimentos para a execução da técnica. Já nesta sexta-feira (09), os produtores terão a oportunidade de vivenciar na prática a maneira correta de realizar a enxertia das mudas.
Há mais de dez anos, Mauro Demartha cultiva o fruto do cacaueiro, produzindo mel para geleia, embira para o doce de cacau e a amêndoa, utilizada para a fabricação de chocolate. Conforme o produtor, o curso vai agilizar a produção e oferecer mais qualidade às mudas. “Quero aprender a técnica da enxertia para produzir meus próprios clones e assim, garantir a qualidade desejada para as plantas, além de cultivar as qualidades que realizo na plantação”, disse.
Existem dois tipos de modalidades para o plantio de cacau. A Cabruca, que é um sistema de cultivo que preserva a Mata Atlântica, onde os cacaueiros são plantados sob a sombra de árvores nativas da floresta. E o Pleno Sol, onde as mudas são cultivadas sem sombreamento permanente, utilizando apenas sombreamento provisório para proteger as mudas durante o estabelecimento.
“A demanda do curso surgiu da Semap, que vendo o crescimento da cultura do cacau no município, foi em busca de aperfeiçoamento para os produtores, assim, trazendo conhecimento e ensinando a realizar a enxertia de maneira correta. Além disso, garantir que eles possam perder a dependência de viveiros terceiros e saber a qualidade das mudas que estão adquirindo”, enfatizou Danilo Força Baroni, técnico do Senar.
Para o secretário da Semap, Almir Vianna, capacitar os produtores de cacau garante o aumento na produção e qualidade do fruto. “O curso vem para reforçar e aprimorar as técnicas utilizadas pelos agricultores, que vêm investindo no plantio do fruto e, assim, aumentando a extensão em área plantada de cacau”, pontuou.
Almir ainda destaca sobre a adaptação do cacau ao clima de Aracruz. “O fruto se adapta ao solo e clima do nosso município assim, oportunizando que a cultura ganhe ainda mais força. Além disso, o cacau é um importante aliado na proteção do solo, deixando uma camada de matéria orgânica, mantendo o solo protegido”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde publica classificação provisória do Processo Seletivo Interno - Edital n.º 001/2025
- Programação de verão anima praias de Aracruz neste final de semana
- Prefeitura de Aracruz institui Programa de Fortalecimento da Gestão Pública
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz