Educação inicia formação sobre saúde mental e autocuidado a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Publicado em: 07 de outubro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação inicia formação sobre saúde mental e autocuidado a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a empresa Saber Educação, deu início na manhã desta terça-feira (7), no Plenário da Câmara Municipal, a uma formação sobre saúde mental e autocuidado. Esta formação, que acontecerá durante toda semana, nos turnos matutino e vespertino, está sendo destinada aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, tendo como tema a saúde mental e autocuidado.

De acordo com a psicóloga da Rede Municipal de Ensino, Thais Batista, essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre temas fundamentais como saúde mental, sabedoria socioemocional e autocuidado. “Até a próxima sexta-feira (10) teremos esse encontro, reunindo educadores para momentos de aprendizado, troca de experiências e valorização do bem-estar de todo corpo docente”, disse.

Durante esses quatro dias, os ensinamentos aplicados oportunizarão aos professores uma maior capacidade deles desenvolverem seus conteúdos com inovação e com uma maior saúde emocional. “Temos que valorizar essa troca de conhecimento em um trabalho contínuo e profundo. Vale ressaltar, que com ética, responsabilidade e coragem, temos mais oportunidades de encontrarmos soluções inovadoras que nos permitam construir um ensino mais adequado e robusto”, completou Thaís.

Os professores estão sendo orientados pela Assessora Pedagógica Mary Folly, que vem destacando as habilidades socioemocionais nas salas de aula, sendo estas habilidades consideradas verdadeiras competências que auxiliam, não somente o trabalho do docente, mas também dos alunos, pois possibilita gerenciar emoções, construir relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis, o que impacta de forma positiva o aprendizado e a interação social.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas e trabalhadas em equipe, com atividades lúdicas, permitindo a criação de um ambiente escolar seguro, onde os estudantes se sintam à vontade para expressar sentimentos e construir o pensamento crítico.

Compartilhe essa notícia: