Carreta Pet Vida inicia atendimentos em Aracruz e fortalece a política pública de bem-estar animal
A Praça da Paz amanheceu diferente nesta sexta-feira (21). A chegada da Carreta Pet Vida mobilizou protetores e tutores que compareceram com seus companheiros de quatro patas (pets) no colo, nas caixas, mochilas para pet ou na coleira para a solenidade de abertura das atividades. Os atendimentos ocorrem nos dias 21 e 22 de novembro, na Praça da Paz (Sede), e nos dias 24 e 25, na Praça dos Corais, em Barra do Sahy. No total, 180 pets serão atendidos.
A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), trouxe ao município uma ação que vai muito além de castrações e vacinas, mas muito cuidado, dignidade, saúde e respeito à vida animal.
A unidade móvel oferece castração com microchipagem e vacinação gratuita de cães e gatos. A ação integra o Programa Pet Vida e reforça o compromisso conjunto em ampliar o cuidado, a saúde e a proteção animal no Espírito Santo. A iniciativa segue os critérios definidos pela Portaria Seama nº 006-R/2025, priorizando animais errantes, tutores inscritos no CadÚnico, protetores independentes, animais que vivem em áreas de preservação e aqueles pertencentes a povos originários e comunidades tradicionais.
Durante a recepção, cada animal é avaliado com exames e atenção individualizada através dos olhares cuidadosos e mãos experientes de médicos veterinários. O processo é pensado para ser humano, acolhedor e seguro. A estrutura da Carreta Pet Vida foi projetada para garantir eficiência, cuidado médico-veterinário e segurança.
Cada animal castrado recebe:
• fio absorvível, que dispensa retorno para retirada de pontos,
• microchip de identificação, que simboliza pertencimento e proteção,
• roupa pós-cirúrgica ou colar elisabetano, garantindo conforto,
• medicação completa para a recuperação,
• e, acima de tudo, tratamento respeitoso e responsável.
O coordenador do programa, Daniel Castilho, que apresentou a Carreta reforça a essência humana da iniciativa. “A Carreta Pet Vida foi criada para cuidar. Para muitos desses animais, é o primeiro contato com um atendimento digno e seguro. Trabalhamos com protocolos rigorosos, equipe treinada e muita sensibilidade. Cada cirurgia feita aqui representa uma vida protegida, uma dor evitada. Vale ressaltar que até hoje, por onde já passamos, não tivemos nenhuma baixa. Todos os animais seguem saudáveis e recuperados”, disse.
“Desde que começamos a estruturar a política de bem-estar animal, já realizamos mais de 500 resgates, desativamos quatro criadouros irregulares, atendemos mais de 100 denúncias de maus-tratos, apenas em 2025, e mantemos mais de 120 animais abrigados. Já ultrapassamos 400 castrações e, com o Pet Vida, daremos um salto ainda maior. O suporte do Estado é fundamental para que possamos ampliar essa rede de cuidado e garantir que mais animais tenham acesso ao atendimento digno e seguro que merecem”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
O delegado Leandro Piquet, reconhecido por seu trabalho no Estado na defesa dos direitos dos animais, reforçou a importância da conscientização. “Os maus-tratos são apenas uma das faces desse desafio. Trabalhar a conscientização da população é essencial, e a chegada da Carreta Pet Vida reforça essa construção coletiva. A equipe é extremamente dedicada e atua com profissionalismo e sensibilidade. Esta é uma ação que transforma realidades”, ressaltou.
Em nome da deputada estadual Janete de Sá, atuante na defesa da causa animal, Juarez Rodrigues reforçou o valor da união. “A deputada acompanha com alegria esta ação porque sabe que ela transforma a vida dos animais e das pessoas. Esta carreta não entrega apenas procedimentos veterinários, entrega dignidade, esperança e cuidado. Recentemente, esteve em Aracruz participando de uma audiência pública e reforçou seu compromisso com a pauta, especialmente por trabalhar em parceria com o município”, afirmou.
Representando o prefeito Dr. Coutinho, o secretário de Governo, Saulo Meireles, disse que a chegada da Carreta Pet Vida a Aracruz representa um passo importante no fortalecimento da política municipal de bem-estar animal. “A causa animal não é apenas uma pauta de gestão, é uma pauta de humanidade. Ter a Carreta Pet Vida em Aracruz mostra que estamos crescendo, amadurecendo e construindo uma cidade que cuida. Cuidar dos animais é cuidar das pessoas, das famílias, da saúde e do futuro. Estamos trabalhando para ampliar essa política pública tão essencial”, pontuou.
Presente na abertura da ação, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, ressaltou o avanço que o Pet Vida representa para o Espírito Santo. “A Carreta do Pet Vida simboliza a consolidação de uma política pública que prioriza a vida, o bem-estar animal e o cuidado com a saúde pública. Nosso compromisso é chegar nos município para somar aos serviços já existentes, oferecendo um serviço gratuito, sensível e eficiente. Já investimos mais de R$ 15 milhões em políticas voltadas para a causa animal e continuaremos ampliando esse trabalho. Aracruz é um município parceiro e voltaremos mais duas vezes no próximo ano para fortalecer ainda mais essa rede de proteção”, finalizou.
Enquanto equipes trabalham dentro da Carreta, do lado de fora tutores e protetores recebem orientações. Cada procedimento realizado, cada microchip implantado e cada vacina aplicada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Aracruz é um passo em direção a uma cidade com animais mais protegidos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que a validação da inscrição é realizada por meio de uma ligação da equipe para agendamento do atendimento.
Local e horários:
Praça da Paz — Sede
21/11 – 9h às 17h
22/11 – 8h às 16h
Praça dos Corais — Barra do Sahy
24/11 – 8h às 16h
25/11 – 8h às 16h
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Final de semana de decisões no Estádio do Bambu: Duas grandes finais agitam o domingo
- Velocidade na Terra terá 7ª e 8ª etapa neste domingo (23)
- Secretaria de Gestão promove palestra Novembro Azul para servidores
- Aracruz da início à programação natalina com acendimento das luzes nesta sexta (21)
- Dia da Consciência Negra: Emef Samoel Costa realiza grande cerimônia em culminância ao Projeto Comunidade de Leitores
- Comunidade de Leitores contempla o rio Piraquê-Açu como território de memória, vida e ancestralidade dos povos originários
- Seminário reforça papel da polinização na cafeicultura capixaba
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Empodera Mais reúne empreendedoras em noite de troca, inspiração e valorização do protagonismo feminino
- 15ª Copa Nacional do Café de Futsal começa nesta quinta-feira (20)