Câmeras de videomonitoramento ajudam polícia a identificar carro roubado em Aracruz

Grande aliada da segurança aracruzense, as câmeras de videomonitoramento da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz têm contribuído com a recuperação de carros roubados na cidade. O caso mais recente aconteceu no último sábado (16), quando um veículo modelo Fiat foi recuperado.
O veículo foi roubado no centro da cidade por volta das 14h30. Ao ser acionada, a CISI adicionou as informações do carro no sistema e iniciou a investigação. Às 15h52 as câmeras identificaram o carro próximo ao Cmeb Paulo Freire, e os agentes de plantão acionaram a Polícia Militar, que iniciou a perseguição.
O veículo foi abordado próximo ao Posto São José, no Guaxindiba, cerca de 2,5 quilômetros de distância de onde foi identificado pelas câmeras. Duas pessoas estavam dentro do veículo, sendo apreendidas e levadas à polícia.
O delegado André Jaretta destacou que as ferramentas da CISI desempenham papel de extrema relevância no combate ao crime. “Ao mesmo tempo que incide na prevenção da prática de delitos, as câmeras nos fornecem informações para identificar, localizar e prender criminosos. Desta forma, conseguimos proporcionar maior tranquilidade e segurança aos munícipes, assim como adquirimos alta incidência na resolução de crimes para a futura penalização dos autores, reduzindo paulatinamente os índices de criminalidade”, pontuou.
Segudno o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, muitos automóveis foram recuperados com o auxílio das câmeras da CISI. “Um investimento que reflete diretamente na resolução dos crimes que acontecem na cidade e também, na redução deles, uma vez que as câmeras inibem tais ações. Quem ganha com isso é a população aracruzense por viver em uma cidade mais segura e tranquila”, disse.
Videomonitoramento
A CISI conta com 50 câmeras de videomonitoramento PTZ - câmera 360º - que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Outros dez equipamentos são fixos. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras fazem o monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação