Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz
Assinada a Ordem de Serviço que dará início às obras do Creas do Jequitibá

Publicado em: 16/09/2022 às 11:13
Publicado por: Thais Tonini Patuzzo

... Imagem: Humberto De Marchi

Mais um equipamento de política assistencial para atender pessoas em situação de risco ou que tiveram seus direitos violados será construído em Aracruz. Na manhã desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), assinou a Ordem de Serviço para o início das obras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do bairro Jequitibá. A obra é uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado. 
 
A solenidade contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, secretários municipais, vereadores e da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Grillo. 
Com a construção do CREAS, famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados terão acesso a serviços de proteção e atendimento especializado, abordagem social para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias, e também, medidas socioeducativas em meio aberto. 
 
“O Creas é um equipamento extremamente importante, que trabalha diretamente com a violação de direito das pessoas e que, com a construção de mais uma unidade, vai ganhar mais forças para tratar as vulnerabilidades do povo de Aracruz que vem sofrendo com a violação dos seus direitos”, destacou Iohana Kroehling. 
 
Para o secretário Rafael Borgo (Semob), o Creas é uma forma de entregar à população o que ela merece. Já a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho, destacou que a obra é mais uma conquista do pacote de investimentos anunciado pela gestão. 
 
A secretária da Setades, Cyntia Grillo, comentou sobre os investimentos do Governo do Estado no município. “Vivemos um momento de estruturação da rede socioassistencial de Aracruz com a construção do Creas. Todo o estado tem sido beneficiado com investimentos do Governo do Estado, que nestes quatro anos de gestão investiu mais de meio bilhão de reais”, disse. 
 
O prefeito Dr. Coutinho comemorou a assinatura da Ordem de Serviço para as obras do Creas. “Vivemos um momento muito feliz, com o nosso município sendo contemplado com mais um equipamento que acolhe e cuida de pessoas em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Uma obra que só é possível graças à parceria da nossa gestão com o governo do Espírito Santo, o que vem direcionando investimentos significativos para nossa Aracruz”, enfatizou.

Creas

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à proteção social de assistência social.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes,

 

 

 

*Clique na imagem para ampliar