Aracruz recebe Kit Mulher Viva+ para fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
Nesta sexta-feira (5), às 9h30, em frente ao Gabinete do Prefeito, a Prefeitura de Aracruz vai receber o “Kit Mulher Viva+”, da Secretaria de Estado das Mulheres (SESM). A iniciativa contempla a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) com um carro zero quilômetro, um notebook e um datashow, equipamentos para fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência de gênero e na promoção dos direitos das mulheres.
Aracruz foi contemplada pelo edital do projeto Fortalece MulherES, uma ação estruturante da Secretaria Estadual das Mulheres, integrante do Programa Mulher Viva+, que por sua vez faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é incentivar e fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios capixabas, garantindo mais efetividade às ações de prevenção, atendimento e proteção.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, os novos equipamentos permitirão maior eficiência e alcance nas atividades da rede de atendimento. “Esse kit representa um avanço concreto na estruturação dos OPMs em Aracruz. O carro zero quilômetro facilitará os deslocamentos da equipe para atendimentos e visitas técnicas; já o notebook e o datashow vão potencializar a realização de capacitações, campanhas educativas e projetos de prevenção. São ferramentas que qualificam o trabalho e ampliam o impacto das políticas públicas voltadas às mulheres”, comentou.
A secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, reforçou o caráter técnico da conquista e a importância de integrar o município às iniciativas estaduais. “A participação de Aracruz no projeto Fortalece MulherES é resultado de um planejamento estratégico alinhado às diretrizes do Estado. Esse movimento demonstra que, ao elaborarmos planos consistentes e executáveis, conseguimos captar recursos e estruturar políticas públicas que fortalecem direitos e consolidam uma rede de proteção efetiva para as mulheres”, pontuou.
Já o prefeito Dr. Coutinho destacou a dimensão social e humana do momento. “Mais do que equipamentos, o Kit Mulher Viva+ representa cuidado e compromisso. Cada recurso entregue aqui hoje vai ajudar a salvar vidas, a oferecer acolhimento e a construir oportunidades para mulheres que enfrentam situações de violência”.
Os itens entregues serão utilizados exclusivamente em atividades como atendimentos diretos, ações de formação, campanhas educativas e projetos de prevenção à violência de gênero, conforme o plano de ação apresentado pela cidade no momento da inscrição.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização
- Ambulantes - Informativo 001 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- Turismo e Cultura torna público o edital Nº 025/2025 - Prêmio Raízes Negras de Aracruz – Vozes, Ancestralidade e Orgulho
- Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)
- Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná
- 3ª Jornada Antirracista reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 instituições de ensino selecionadas no 1º Edital 'Escola Sem Racismo'
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Protagonismo e saberes no território capixaba: Aracruz é destaque no Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025
- Aracruz é destaque no livro “Cultura Viva – história e saberes na escola”, da editora Aprende Brasil