Aracruz celebra 22 anos da Lei de Libras
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), celebra nesta quarta-feira (24), os 22 anos da promulgação da Lei nº 10436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente o Brasil tem 62.192 estudantes surdos, deficientes auditivos e surdo-cegueira, e na Rede Municipal de Ensino são 11 alunos com deficiência auditiva e outros dois com surdez.
Como forma de celebrar essa data tão importante, a professora Simone Nascimento, que realiza os atendimentos no contraturno na EMEF Ezequiel Fraga Rocha, Bela Vista, promoveu nesta terça-feira (23), um momento em que os próprios estudantes fizeram a entrega de cartões contendo o alfabeto de libras com suas fotos estampadas fazendo o sinal. Eles também falaram sobre os 22 anos da Lei de Libras e de sua importância para a comunidade surda.
Já nesta quarta-feira (24), o setor de Educação Especial, na companhia da professora itinerante Simone, realizou o mesmo movimento dentro da Semed, mostrando aos servidores a importância do fortalecimento e avanços nesses atendimentos aos alunos com deficiência auditiva e surdez do município.
“Não podíamos deixar passar uma data dessa em branco. Por isso, a Semed está lembrando e reforçando junto aos servidores sua importância. Queria também parabenizar o setor da Educação Especial pela atenção a nossos estudantes com deficiência auditiva surdez. Isso só reforça nosso compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva”, destacou o secretário da Semed em exercício, Paulo Neres.
O MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), também promoverá várias ações para inclusão da comunidade surda e para garantia dos seus direitos. O evento será transmitido pelo canal do MEC no YouTube e apresentado em Libras e em português.
O objetivo da inciativa é dar visibilidade à língua da comunidade surda, à luta pela equidade linguística, e promover a discussão acerca da importância das Libras para as pessoas surdas, apresentar os avanços, assim como a aplicação da lei na sociedade e na educação. Na programação ainda estão previstas palestras sobre a Lei de Libras n° 10436/2002 e a Educação Bilíngue de Surdos: ação e entregas para fortalecimento da modalidade de ensino.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo