Lixos eletrônicos viram experiências robóticas na Mostra de Ciências e Tecnologia da EMEF Luiza Silvina

Um mini avião feito de baterias reaproveitadas e peças de um carrinho de controle remoto, ou quem sabe uma lixeira eletrônica pensada através das Leis de Newton. Os alunos do 9º ano da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi mostraram que é possível criar artefatos robóticos incríveis, utilizando a imaginação, conhecimentos de física e reaproveitamento de lixo eletrônico.
Esses artefatos produzidos pelos estudantes chamaram a atenção de quem passava pela Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no centro de Aracruz, na manhã desta quinta-feira (28). A 5ª Mostra de Ciências e Tecnologia da escola decidiu levar ao espaço público um pouco do que foi produzido em sala de aula. Uma forma de difundir conhecimento e estimular a autonomia dos alunos.
“Com incentivo da escola, do professor e dos alunos, surgiu a ideia do reaproveitamento desse lixo eletrônico para a construção de trabalhos robóticos em prol do conhecimento, colocando em prática as habilidades adquiridas durante as aulas de física do ano letivo de 2019. Através do protagonismo de cada aluno, observou-se a satisfação e o prazer de se estudar física e compartilhar essa autonomia a outras pessoas”, explica a diretora Débora Amorim Gomes Barbosa.
Também de acordo com a diretora o projeto começou há cinco anos, com intuito de estimular a coleta de lixo eletrônico e minimizar impactos ao meio ambiente. “Agora, o reaproveitamento desses materiais é uma forma de colocar em prática esses conhecimentos, colaborando com a natureza, e aproveitando outras formas de aprendizagem dentro da ciência”, disse o professor Dário Augusto Valentim.
Márcia dos Santos passeava pela praça com a filha de sete anos e decidiu parar na feira para ver as produções. “Achei muito interessante. O que mais gostei foi a mão robótica e também o teclado feito com papelão”, comentou a comerciante.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais