Fragmentos suspeitos encontrados nas praias de Aracruz vão passar por análise

Na manhã desta quinta-feira (14), o Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Fabrício Machado, e o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, para tratar de questões relacionadas a possíveis impactos no litoral de Aracruz.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins também participou da reunião. De acordo com o prefeito, o Governo do Estado se comprometeu em fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ao município, além de ajudar nas articulações para instalação de barreiras de proteção.
“O Estado já acionou o seu Plano de Área, para poder congregar todos os Planos de Emergência individual das empresas de exploração marítima e portuária do município, para que possamos ter medidas efetivas para evitar a chegada do óleo em nosso litoral. As medidas contam com a instalação de barreiras, com objetivo de proteger manguezais, estuários, e também áreas de recifes de corais”, disse Jones Cavaglieri.
Situação no litoral de Aracruz
Na última quarta-feira (13) e nesta quinta-feira (14), equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz identificaram e coletaram fragmentos de resíduos suspeitos em praias do município. Os materiais coletados possuem cerca de um a quatro centímetros, e foram encaminhados à Marinha para análise.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins, ainda não é possível afirmar se o material recolhido é o mesmo óleo que atingiu o Nordeste do país. “Por enquanto permanecemos em estado de alerta e nossas equipes vão continuar o trabalho de monitoramento e coleta durante o feriado e final de semana”, disse.
O Comando da Marinha também foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (14) 30 militares fizeram o reconhecimento do território, junto a servidores da Prefeitura de Aracruz e, a partir desta sexta-feira (15), o grupo também vai integrar a equipe de monitoramento das praias do município.
Fragmentos suspeitos em nove praias
Entre quarta e quinta-feira (13 e 14 de novembro), a Semam recolheu supostos fragmentos de óleo em pelo menos nove praias do município. Todo material recolhido está sendo encaminhado para análise. Os materiais foram identificados nas praias Barra do Sahy, Putiri, Praia do Curral (Santa Cruz), Praia da Biologia, Praia Formosa, Praia do Sauê, Mar Azul, Santa Marta e Praia dos Padres.
Orientações
A pessoa que encontrar fragmentos suspeitos em praias de Aracruz não deve tocar ou coletar o material. A orientação é que a Secretaria de Meio Ambiente seja acionada imediatamente para que o recolhimento seja feito de forma segura.
Número de plantão: 27 99830-9142
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana