Município de Aracruz assina protocolo de intenções para a Repactuação da Aprendizagem do Espírito Santo (Paes)
O Governo do Estado do Espírito do Espírito Santo convidou todos os municípios para assinarem a repactuação do Paes em uma cerimônia ocorrida na manhã desta quinta-feira (31) no Palácio da Anchieta, em Vitória. Com essa repactuação todos os município poderão fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, com 100% de adesão e 160 mil crianças podendo ser atendidas em quase 1.400 escolas em todo o Estado. A cerimônia contou com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Educação, Vitor de Angelo, além de prefeitos e secretários municipais de Educação.
A secretária de Educação Ilza Rodrigues representou Aracruz e falou da importância em manter o município na busca pela aprendizagem das crianças. “Essa repactuação do Paes é muito importante pois nos permite dar continuidade às políticas públicas e educacionais, sendo que nós já havíamos assinado esse pacto em maio de 2017, o que tem nos proporcionado um grande crescimento para a alfabetização de nossos alunos. Hoje a grande preocupação do estado é justamente alfabetizar as crianças da educação infantil. Também tomamos conhecimento desse investimento e acredito que nossa cidade será contemplada com mais uma unidade e recursos para investimento e ampliação. Nossa presença nessa repactuação só confirmou nossa continuidade com os materiais e professores para podermos avançarmos com muito afinco e vontade de conquistarmos a melhor pontuação do estado, não tenho dúvidas”, comemorou.
O crescimento do Espírito Santo
Até 2022 o Governo fará entregas de ações do Paes, além de investimentos em obras e na ampliação de 100 creches, aquisição de material didático e capacitação de professores. O Espírito Santo vem crescendo desde 2011na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o objetivo é ampliar o escopo do Pacto com outras ações, incluindo a Busca Ativa, o secretário Vitor de Angelo destacou futuros investimentos no Paes.
Protocolo de Intenções
O protocolo de intenções, assinado por todos os prefeitos e secretários municipais de Educação possibilita um trabalho de forma conjunta com os municípios para melhorar a qualidade da educação pública capixaba. O instrumento formaliza o regime de colaboração entre as redes municipais e estadual a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Estado.
Paes
O Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo é uma iniciativa do Governo desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras, envolvendo investimentos em recursos humanos, por meio de assessoria técnica e pedagógica. Recursos financeiros e materiais, incluindo a distribuição de material didático e formação para os profissionais que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, também fazem parte do escopo de investimentos.
Dentre os resultados do Paes, destacam-se a responsabilidade compartilhada entre Estado e municípios, considerando que cada ente federado continua com suas responsabilidades de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (IDB).
CLIQUE AQUI e acesse matéria relaciodada
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo