Palestra sobre saúde na terceira idade abre programação da Semana do Idoso em Aracruz
Cerca de 50 idosos participaram na manhã desta terça-feira (01/10), no Centro de Convivência do idoso (CCI), de uma palestra sobre as práticas integrativas e complementares da saúde, proferida pela farmacêutica Stephanie Rosa Almeida. Elá é especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, com habilitação em homeopatia e terapia floral.
“Essas práticas complementares auxiliam na saúde do idoso e mostram que, além do tratamento convencional, eles podem buscar outras alternativas para melhorar a qualidade de vida”, comenta Stephanie. De acordo com a farmacêutica são 29 as práticas complementares (PIC) que são oferecidas pelo SUS em todo o Brasil, o que varia de região para região, de acordo com seus costumes.
Os idosos puderam se informar mais sobre as práticas como a musicoterapia, yoga, meditação, acupuntura, além da terapia floral, que trabalha com as essências extraídas de flores, que têm a capacidade de transformar emoções e pensamentos negativos em virtude opostas, objetivando equilibrar as emoções na busca pela consciência plena, tratando assim, a ansiedade, a baixa estima, o estresse e a depressão, por exemplo.
Olinda Guimarães Neves e Dináh Maria Severo, ambas de 72 anos, falaram sobre os benefícios que aprenderam com a palestra. “Foi muito bom tudo o que ouvimos aqui, pois toda programação foi voltada para a melhora de nossa saúde, com orientações aos remédios que não devemos tomar sem uma prescrição médica, o que muita gente faz, além das atividades físicas como as caminhadas, que são essenciais”, comentam.
Dentre essas práticas citadas, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e psicológico das pessoas, oferece na Casa da Cultura, a prática do yoga, que tem mudado a vida de muitas pessoas em Aracruz.
As turmas cheias mostram que as aulas estão trazendo resultados positivos para os alunos, que só tecem elogios ao projeto. O estilo praticado é o “Hatha Yoga”, uma das variações da atividade física que tem como foco a melhoria da postura, aumento do equilíbrio, ampliação da consciência corporal, além de proporcionar grande bem-estar para os praticantes.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação