Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz já está em funcionamento

A Farmácia Cidadã Estadual iniciou seus trabalhos em Aracruz nesta segunda-feira (30/09) e os moradores já podem fazer a retirada dos medicamentos de alto custo. O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da secretária de Saúde Clenir Avanza e dos vereadores Paulo Flávio e Lula, compareceu na Unidade de Saúde do Guaxindiba para acompanhar os primeiros atendimentos aos cidadãos.
“Nesta segunda-feira nossa Farmácia Cidadã entra em funcionando para atender, além de nossa comunidade, as cidades de Fundão, Santa Teresa, Ibiraçu e João Neiva. Quero agradecer essa parceria com o Governo do Estado que demonstrou muita vontade para que esses serviços chegassem ao nosso município. Agora nossos moradores não mais terão que se deslocar à Vitória ou outras cidades para conseguirem a medicação de alto custo”, ressalta o prefeito.
A Gerente Estadual de Assistência Farmacêutica, Gabrieli Freitas, agradeceu Aracruz em nome do Governo do Estado. “Para nós enquanto Estado é a realização de mais um sonho. A Assistência Farmacêutica tem o grande prazer de iniciar os trabalhos hoje. Desde 2012 o estado vem tentando implantar essa farmácia em Aracruz. Fomos acolhidos de forma maravilhosa pela secretária Clenir e pelo prefeito Jones, e em menos de três meses conseguimos sair de uma proposta no papel para realizá-la. Só tenho a agradecer pela agilidade e pela boa vontade. Muito obrigada”, disse.
Aqui a fila anda!
Lembrando da famosa frase usada nas forças tarefas que desafogaram as filas de espera no município de Aracruz, a secretária Clenir Avanza falou da parceria entre estado e prefeitura. “Aqui em Aracruz a fila realmente anda. Nós sabíamos da importância da instalação dessa farmácia no nosso município, e da competência do grupo de farmacêuticos que compõe a gerência da assistência farmacêutica. Todos estão de parabéns pois foi um esforço conjunto do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Aracruz. Nosso prefeito esteve aqui todos os dias para estimular que as coisas andassem o mais rápido possível, e hoje estamos aqui vendo ela funcionando e atendendo a população”, disse.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Flávio, também reconheceu mais um serviço entregue à população. “Hoje é mais um sonho que a gente realiza. Estamos fazendo o melhor para aqueles que mais necessitam. A saúde em Aracruz vem sendo tratada com amor. Eu, como representante do povo só me resta agradecer a todos os envolvidos”, falou.
O primeiro lote de medicamentos
Aracruz recebeu na tarde da última quinta-feira (26/09), na Unidade de Saúde do Guaxindiba (local de funcionamento da Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz), o primeiro lote de medicamentos de alto custo. Ao todo são 350 itens padronizados, que são aqueles medicamentos disponíveis na lista de estoque, além de outros considerados não padronizados – aqueles remédios que não se encontram na lista.
Para esses itens que não se encontram na lista da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), sua utilização vem mediante análise da Comissão Estadual Farmacológica e Terapêutica (CEFT), que é composta por uma equipe médica e farmacêutica que analisa o quadro clínico do paciente e verifica se há critérios de utilização, conforme evidência científica, ou seja, ele é destinado ao paciente que realmente necessita.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação