Prefeitura de Aracruz explica questão das Escolas Cívico-Militares

A prefeitura de Aracruz entrou em contato com Ministério da Educação (MEC) para obter esclarecimentos sobre o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e foi informada pela Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares que neste primeiro momento, o Governo Federal priorizará as escolas estaduais. Em um segundo momento, os estados que não indicarem suas escolas para participarem do programa, poderão ter a indicação de escolas municipais.
O MEC ainda sugeriu que caso o município tenha interesse, ele deve entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação para fazer o registro. Recentemente foi criado uma polêmica nas redes sociais e imprensa de que Aracruz não desejava essa escola. O que houve foi que o município não foi consultado sobre esse assunto, até porquê, como já exposto, nesse primeiro momento, somente as escolas de âmbito estadual devem se manifestar e, como explicado pelo Deputado Federal Evair de Melo, em momento algum foi-lhe pedido ou ele pediu escola cívico-militar ao Ministério da Educação.
Esse programa foi lançado pelo Governo Federal no dia 5 de setembro e prevê a implementação de 216 escolas até 2023 – 54 por ano, a começar por 2020. É o dobro do anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no Compromisso Nacional pela Educação Básica, em julho.
A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação