ISS em Aracruz entra na era digital
O controle fiscal em Aracruz ficou mais fácil. Com o lançamento do programa “Fiscal Web”, o controle de recolhimento de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) poderá ser feito de forma mais rápida e prática, via on-line. A Secretaria de Fazenda, da Prefeitura de Aracruz, vai lançar o “Fiscal Web” nesta terça (04), às 8h30 no plenário da Câmara Municipal, Centro.
O software vai permitir mais agilidade no processo de consultas e de fiscalização do ISSQN, já que todos os prestadores ou tomadores de serviço, bem como qualquer atividade, serão obrigatoriamente cadastrados no site da Prefeitura de Aracruz. De acordo com o subsecretário de Fazenda de Aracruz, Flávio Silvério, o novo programa é mais do que um gerenciador das Declarações de Informações Municipais (DIM). “O Fiscal Web vai além das suas funções básicas. Ele permite uma avaliação bem mais rápida do comportamento da arrecadação municipal de ISSQN, o que é fundamental nos tempos de economia abalada em que estamos vivendo. Outra grande mudança é o aumento da eficiência na fiscalização. Antes, a Prefeitura só tomava conhecimento de uma nota fiscal quando o prestador vinha registrar para o pagamento do imposto. Agora, com todos os cadastros obrigatórios, o controle ficou mais seguro”, explicou Silvério.
Para ficar em dia com as obrigações fiscais, anteriormente, o contribuinte tinha que destacar a nota fiscal, pegar uma guia de recolhimento de ISSQN na prefeitura e pagar no banco. Com a nova regulamentação on-line, oficializada por decreto pelo prefeito Ademar Devens, é possível fazer isso tudo pela Internet. Depois de cadastrado, o contador responsável pelo tributário pode declarar a nota fiscal, recolher a guia e fazer consultas, tudo pelo “Fiscal Web”, com nome de usuário e senha individuais. O pagamento também pode ser efetuado via internet, ou da forma tradicional, no banco.
Apresentação
Na manhã desta terça-feira (04), o secretário municipal de Fazenda, Durval Blank, vai dar início ao evento de apresentação do programa “Fiscal Web” na Câmara dos Vereadores de Aracruz, às 8h30. Em seguida, será ministrada uma palestra para explicar o funcionamento do software e a forma de cadastro para que os contribuintes entendam a nova regulamentação digital.
O sistema on-line do “Fiscal Web” vai facilitar tanto a vida dos prestadores e tomadores de serviço, quanto da Prefeitura de Aracruz e da fiscalização.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento