2º Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem debate estratégias voltadas ao fortalecimento e recomposição educacional nas escolas públicas

Publicado em: 22 de maio de 2026
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
2º Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem debate estratégias voltadas ao fortalecimento e recomposição educacional nas escolas públicas

Aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, de segunda-feira (18) a sexta-feira (22), o 2º Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem. Aracruz esteve representada pela secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé. O evento reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), especialistas, pesquisadores e gestores educacionais de vários estados brasileiros.

Com uma vasta programação, o segundo encontro debateu diversas estratégias voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à recomposição educacional nas escolas públicas. “Pude participar, durante toda a semana, desse grandioso evento realizado pelo Ministério da Educação. Já na abertura tivemos a presença de importantes autoridades da educação do Brasil, que debateram temas como o resgate do percurso formativo e da jornada de implementação”, disse Jenilza.

Ainda de acordo com a secretária, também houve a participação da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea). “Isso fortaleceu a atuação conjunta entre MEC, estados e municípios. Com esse apoio técnico e escuta ativa, a rede impulsiona ações para garantir o direito de aprender nos anos finais do ensino fundamental”.

Os profissionais da educação de todo o país puderam participar de mesas-redondas, oficinas e palestras, o que possibilitou o enriquecimento de conceitos que serão multiplicados nas respectivas redes de ensino. “Aprendi sobre temas como o guia de clima escolar positivo, a atenção psicossocial e seu impacto na aprendizagem, as trajetórias escolares e a construção coletiva de diretrizes para políticas públicas, por exemplo. Estes e outros assuntos serão compartilhados com nossas equipes técnico-pedagógicas e com nossas escolas, o que, sem dúvida, irá fortalecer ainda mais a otimização das nossas práticas”, completou Jenilza.

No ano passado, a Semed participou do primeiro encontro, realizado no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Na ocasião, foi apresentado o propósito das avaliações formativas desenvolvidas pelo CAEd no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (PNRA), detalhando os processos de elaboração dos testes, bem como as metodologias adotadas para a análise e o cálculo dos resultados alcançados pelos estudantes nessas avaliações.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: