Projeto que troca livros usados por novos chega a Aracruz no dia 14 de setembro

Já pensou em entregar um livro usado e receber um livro novo? O projeto “A incrível Maquina de Livros” chega a Aracruz nos dias 14,15 e 16 de setembro. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura (Semtur) e Educação (Semed), e com patrocínio da Suzano.
Durante os três dias de evento, que vai acontecer na Praça da Paz, às 10h, alunos de escolas municipais estarão presentes para prestigiar a vinda do projeto para o município. A expectativa é que mais de 500 livros sejam trocados por cada dia de ação, com o objetivo de promover a leitura e o desenvolvimento cultural em Aracruz com uma ação inédita e inovadora em prol da cultura.
O projeto é apoiado pela Câmara Brasileira do Livro e pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, incentivando a leitura para a comunidade de forma lúdica e totalmente gratuita. Na primeira temporada, em 2018, foram 15 mil quilômetros rodados por todo país e mais de 40 mil livros trocados, sendo 70 mil pessoas impactadas diretamente.
A secretária de Turismo e Cultura (Semtur), Flavia Cândida, falou sobre o que significa receber no município um evento tão importante como esse. “Esse é mais um projeto nacional que vamos receber em Aracruz. Os alunos vão ficar encantados com a máquina, não tenho dúvidas. É essencial incentivar a leitura para essas crianças, e da forma que o projeto faz é ainda melhor”, destacou a secretária.
O prefeito Jones Cavaglieri ressaltou que a leitura é uma ferramenta de educação poderosa e que precisa desse incentivo. “O projeto vai mostrar a importância da leitura de outra forma, o que acaba se tornando motivo de curiosidade para as crianças. Mais uma iniciativa que vai levar para os nossos alunos um conteúdo muito importante”, disse o prefeito.
Como funciona?
Primeiro passo: Coloca-se um livro usado dentro da máquina
Segundo passo: Aperta-se o botão indicado. Neste momento, ouve-se um som emitido pela máquina, transformando o livro colocado em outro livro.
Terceiro passo: Pronto! Como em um toque de mágica, surge um novo livro pronto para ser lido.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental