Produtores rurais de Aracruz que participaram do concurso “Inovação do Campo” se reúnem em encontro
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag) e em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou nesta sexta-feira (30), na sede da secretaria, um encontro com os representantes das 24 famílias aracruzenses que participaram do concurso “Inovação no Campo”, que premia produtores rurais do município no quesito sustentabilidade.
O secretário de agricultura, Renato Sobrinho, abriu o encontro ressaltando a importância de receber os produtores para o encontro. “Essa parceria entre o Governo Municipal, e estar perto dessa troca de experiências com os produtores é essencial. Após a conclusão do segundo ano de concurso, podemos perceber muitas melhorias em todas as propriedades participantes”, disse o secretário.
Para o engenheiro Agrônomo do Incaper, Almir Vianna, o diferencial do concurso é que ele leva em consideração os aspectos da vida do homem do campo, e que o importante é conseguir levar para esses produtores o bem estar, e não apenas trabalhar e ganhar dinheiro. Ele também destacou o crescimento do grupo em relação ao ano passado, todos pensando na sustentabilidade.
“É produzir, lógico, com lucro, mas também dar uma condição de vida satisfatória para a família se manter na roça. É preservar o nosso patrimônio maior, que é o meio ambiente, a propriedade, a terra, a água. Em relação ao ano passado, houve uma evolução significativa em relação ao avanço da resolução de problemas. Produtores que detectaram em 2018 aonde precisavam melhorar nos aspectos sociais, ambientais ou econômicas, já estão trabalhando em cima disso”, disse.
O prefeito Jones Cavaglieri destacou a realização do concurso e a importância que isso traz para o município. “O concurso estimula os nossos produtores a pensarem soluções que trazem melhorias para as propriedades. Com o reconhecimento dado a eles, é possível perceber que o governo está trabalhando e investindo nessa área que traz resultados satisfatórios para o município”, disse Jones.
Objetivo
O objetivo do encontro foi fazer, junto com os produtores rurais, uma avaliação de todo o trabalho feito em suas determinadas propriedades. Além disso, oferecer uma troca de experiências entre os participantes sobre o levantamento estatístico dos pontos positivos e negativos das propriedades, a fim de levantar sugestões de como podem melhorar nos aspectos ambiental, social e econômico de suas propriedades e também do município.
A justificativa para a criação do concurso foi mostrar que existe no município produtores que vem inovando no campo, a importância de que as inovações tecnológicas e sustentáveis sejam socializadas a todos. Além disso, que é justo que estes produtores sejam reconhecidos e destacados para que possam influenciar positivamente outros.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa
- Mais saúde e proteção: vacinação contra a gripe já começou nas escolas da rede municipal
- Dia do Gari: os heróis silenciosos das nossas cidades
- Lar da Esperança: lugar com a missão de reconstruir vidas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2025
- Processo Seletivo Simplificado nº 005/2023: Educação divulga a 7ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada