Secretaria de Saúde de Aracruz esclarece a população sobre meningite

O serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde (Semsa) esclarece à população que os casos de meningite identificados no município, não caracterizam surto ou epidemia, porque apresentam número de ocorrências consideradas toleráveis para este período do ano. Segundo o Gerente de Vigilância e Saúde da Semsa, Vicente Viziolli, a situação só é definida como epidemia quando há o registro de pelo menos 10 casos por cada grupo de 100 mil habitantes.
O gerente explicou que um surto é caracterizado em função da quantidade de casos no mesmo período, mesmo local, número de pessoas infectadas em relação aos habitantes e o agente etiológico (bactérias, fungos e vírus). “Este ano, foram confirmados 14 casos de meningite no município. Sendo seis de causa viral e três casos com meningite meningocócica, ocorrendo um óbito. O número de ocorrência está dentro da média anual, que costuma girar em torno de 15 casos", explicou.
Em todos os casos de meningite meningocócica, a Semsa já realizou a quimioprofilaxia, procedimento indicado por ser o uso de um antibiótico quimioterápico que previne o desenvolvimento da doença em familiares e em pessoas que mantiveram contato mais íntimo com os doentes. As vacinas que previnem algumas formas de meningites estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança, como: BCG e Tetravalente. A vacinação em massa só é realizada quando há surto ou epidemia, o que não é o caso de Aracruz.
Para a Secretária de Saúde, Juliana Soneghet Baiocco Louzada, a orientação que é feita junto à população é de procurar imediatamente atendimento médico quando surgirem os sintomas característicos da doença, como febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos em jato, convulsões, manchas vermelhas na pele e rigidez na nuca. "É a rapidez no diagnóstico e no tratamento adequado que garantem a recuperação e o sucesso na evolução do caso", disse a secretária.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Procon Municipal realizado Mutirão de Renegociação de Dívidas e Cidadania
- Vagas para os cursos da Semana de Capacitação já foram preenchidas
- Nossocrédito completa 20 anos em Aracruz com homenagens e histórias de superação
- Programas Douradinho e Abraça o Mar incentivam estudantes da Rede Municipal de Ensino à leitura e à conscientização ambiental em defesa das águas
- Compromisso com a Alfabetização: Aracruz marca presença em mais uma formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 85ª Chamada
- Processo Seletivo 002/2024: Educação divulga a Chamada n.º 30
- Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
- Orçamento Cidadão Municipal para 2026 e 2027: Conheça as obras escolhidas
- Aracruz promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência