Novo Conselho Municipal do Direito da Mulher toma posse

Os novos membros do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDMA), formado por representantes do poder público e sociedade civil, tomaram posse na manhã desta terça-feira, 24 de julho, na Casa dos Conselhos de Aracruz. Os conselheiros, selecionados em votação no início do mês, foram empossados para um mandato de dois anos.
Este novo mandato, no entanto, conta com novidades que simbolizam avanços para a difusão dos direitos da mulher. Trata-se da participação indígena, sendo representada por mulheres da Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA).
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, a representação da sociedade civil cumpre um papel importante na articulação entre o CMDMA e comunidades. “O Conselho é um órgão que fortalece a política voltada aos direitos da mulher, tendo em vista os índices de violência registrados no município, além de atuar na conscientização da população”, disse Rosilene Felipe dos Santos.
Conselho Municipal do Direito da Mulher é um órgão fiscalizador, que monitora casos de violência feminina junto a entidades, como Polícia Civil, CREAS e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS).
![]() |
![]() |
![]() |
O novo conselho
As entidades representantes da sociedade civil eleitas foram: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracruz/ES; Associação Indígena Tupinikin da Aldeia Areal (AITAA); Igreja Assembléia de Deus; Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Planalto de Aracruz.
Já os representantes governamentais são: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS); Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA); Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação