Ciclo de formação fortalece Fiscalização Ambiental de Aracruz

Fiscais, guardas-florestais, vigias, biólogos e engenheiros da Prefeitura de Aracruz participaram de uma série de cursos e oficinas, com temas ligados a fiscalização ambiental. Manejo de fauna e recuperação de áreas degradadas foram alguns dos temas abordados durante o ciclo de formação, que aconteceu entre os meses de maio e junho.
O cronograma contou com palestrantes de instituições importantes, como o Cereias, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
“Nós trouxemos órgãos que fazem interfaces com a nossa vida, com a vida da nossa população, e com os serviços que a SEMAM oferece. A intenção é enriquecer nosso diálogo entre a comunidade e a legislação”, explicou o secretário municipal de meio ambiente, Wagner Carmo.
As formações levaram ao grupo da SEMAM conhecimentos que vão ajudar na rotina de trabalho. A contenção e captura de fauna, recuperação de áreas degradadas, caracterização da fitofisionomia de mata atlântica e restinga; uso do GPS, confecção de mapas, trilhas e definição de área e perímetro entre outros tópicos.
A última oficina aconteceu na última quinta-feira, 14 de junho, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Passamos informações sobre técnicas de abordagem em ações de fiscalização ambiental, como triangulação, comando, posicionamento, segurança, planejamento e execução”, explicou o Agente Ambiental Federal do Ibama, Givanildo dos Santos Lima.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos