Limpeza Pública: Pedido de reconsideração da empresa ESTRE SPI AMBIENTAL S.A é indeferido
O Sistema de Limpeza Pública de Aracruz passou por adequações quanto à contratação emergencial de uma nova empresa para realizar os serviços. Nesta terça-feira (05/06), a coleta de resíduos foi realizada no município normalmente. No entanto, de acordo uma decisão do Tribunal de Justiça, o serviço foi suspenso às 23h50 desta terça-feira (05/06).
O processo de contratação
Após Procedimento Público realizado na tarde de segunda-feira (04/06), a SA Gestão de Serviços Especializados Eireli foi contratada para executar os serviços no prazo máximo de 180 dias. A empresa foi a segunda colocada durante o processo de contratação emergencial, ou seja, a segunda entidade que apresentou o menor valor de contrato. Porém a SA foi contratada pelo mesmo valor que seria pago à primeira empresa selecionada.
A ESTRE SPI Ambiental SA ofertou o menor preço, porém, no ato da assinatura do contrato foi identificado que ela não possuía a licença exigida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), sendo que o órgão, inclusive, informou ao poder público que caso a contratação acontecesse, a Prefeitura seria notificada por danos ambientais.
Notificação
Prefeitura de Aracruz foi notificada pelo Poder Judiciário às 16h desta terça-feira (05/06) para tomar ciência da decisão do Tribunal de Justiça, que em Liminar, em agravo de instrumento interposto pela ESTRE SPI Ambiental S.A., determinou que o município retomasse o certame, sendo que seu descumprimento recorre na aplicação de multa diária de 100 mil reais para o gestor. Como a ESTRE não apresentou a licença ambiental, ela recorreu em Primeira Instância e perdeu. Porém, em Segunda Instância, ela conseguiu o retorno do certame.
Entenda o caso
No total, onze empresas foram convidadas a participar do Procedimento Público para contratação emergencial, e apenas quatro compareceram para a seleção, no dia 28 de maio.
25 de maio – Os envelopes com as propostas são abertos, e a Prefeitura de Aracruz divulga que a empresa ESTRE SPI Ambiental S.A. assumiria o contrato emergencial.
01 de junho – Após o prazo legal para apresentar documentação, a empresa ESTRE SPI Ambiental S.A. é desclassificada por não apresentar a documentação exigida, no caso, Licença Ambiental, junto ao IEMA, em decorrência de decisão judicial do Juiz de Plantão de Aracruz.
04 de junho – Acontece o novo Procedimento Público para selecionar a nova empresa para realização dos serviços. Todas as quatro empresas participaram da sessão que, ao final do dia, selecionou a S.A Ambiental para o contrato de até 180 dias.
05 de junho – É dada a Ordem de Serviço para a S.A Ambiental e o Sistema de Limpeza Pública volta a operar em todo o município de Aracruz. Entretanto, às 16h, o município foi notificado a retomar o certame da limpeza pública.
06 de junho - O município aguarda decisão judicial para que os serviços sejam retomados. A Procuradoria Geral está empenhada para resolver a situação o mais rápido possível. Enquanto isso, a municipalidade pede a compreensão de todos moradores a não deixarem seus lixos acumulados nas ruas, evitando assim, maiores transtornos.
15 de junho - Pedido de reconsideração da empresa ESTRE SPI AMBIENTAL S.A é indeferido pelo TJES
Acesso à informação
Garantindo os princípios de transparência e acesso à informação, seguem em anexo as atas correspondentes a todo processo de contrataçao emergencial:
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo