Prefeitura de Aracruz participa de sessão solene em comemoração ao Dia do Artesão
Nesta segunda-feira (19/03), comemora-se o Dia do Artesão. Como forma de homenagear esses profissionais capixabas, será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo na próxima quarta-feira (21/03), às 14hs, uma sessão solene, Deputada Luzia Toledo, em comemoração a esta data.
A secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura de Aracruz estará presente no evento. Duas vans levarão artesãos aracruzenses para representar o trabalho realizado na cidade, que tem um papel muito importante, tanto na economia, gerando renda para as famílias, quanto no desenvolvimento social, funcionando como terapia para idosos.
Aracruz é o município capixaba com o maior número de artesãos do estado. Aproximadamente 100 artesãos são representados pelas associações: Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (ASSAOARA), Associação dos Artesãos de Aracruz (ARTEARA), CRIARTE / Espírito das Águas (Barra do Riacho e Santa Cruz), Nós Mulheres Marcenaria e Artesanato indígena Tupiniquim e Guarani. Eles Trabalham com fios, madeiras, conchas, bambu, produzindo peças belíssimas.
Em junho do ano passado foi realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, uma triagem e cadastro dos artesãos de Aracruz para emissão da Carteira de Artesão, feita pelos técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. Esse documento, fornecido pelo Programa de Artesanato Capixaba (PAC), oferece vantagens como a isenção do recolhimento de ICMS na venda dos produtos, além de permitir a circulação à vontade da mercadoria e de participar de feiras e eventos em todo o país, dando mais visibilidade aos seus produtos.
Conheça alguns projetos do município:
Nós mulheres, marcenaria sustentável
O projeto que tem como objetivo a oferta de curso de capacitação para 50 mulheres das comunidades de Rio Preto, Praia Formosa, Itaparica, São Francisco, Santa Cruz e Nova Santa Cruz, em curso básico de carpintaria com reaproveitamento de resíduos da obra civil de empresas da região. A proposta é qualificar mulheres, a partir de 18 anos, como aprendizes de marceneiros, e inserí-las no mercado de trabalho de forma qualificada e preparadas para enfrentar os desafios propostos pela atualidade, ou até mesmo gerir seu próprio negócio.
Espírito das Águas
Com peças de artesanato inspiradas no mar, o projeto social “Espírito das Águas” qualifica e impulsiona o artesanato da orla marítima de Aracruz. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Fibria. Ele surgiu a partir de um diagnóstico realizado pela Fibria, que constatou a necessidade das mulheres de pescadores buscarem uma fonte de renda para auxiliar no orçamento doméstico. O projeto hoje conta com 30 artesãs de Barra do Riacho e Santa Cruz (Aracruz).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná