Prefeitura de Aracruz participa de sessão solene em comemoração ao Dia do Artesão

Nesta segunda-feira (19/03), comemora-se o Dia do Artesão. Como forma de homenagear esses profissionais capixabas, será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo na próxima quarta-feira (21/03), às 14hs, uma sessão solene, Deputada Luzia Toledo, em comemoração a esta data.
A secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura de Aracruz estará presente no evento. Duas vans levarão artesãos aracruzenses para representar o trabalho realizado na cidade, que tem um papel muito importante, tanto na economia, gerando renda para as famílias, quanto no desenvolvimento social, funcionando como terapia para idosos.
Aracruz é o município capixaba com o maior número de artesãos do estado. Aproximadamente 100 artesãos são representados pelas associações: Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (ASSAOARA), Associação dos Artesãos de Aracruz (ARTEARA), CRIARTE / Espírito das Águas (Barra do Riacho e Santa Cruz), Nós Mulheres Marcenaria e Artesanato indígena Tupiniquim e Guarani. Eles Trabalham com fios, madeiras, conchas, bambu, produzindo peças belíssimas.
Em junho do ano passado foi realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, uma triagem e cadastro dos artesãos de Aracruz para emissão da Carteira de Artesão, feita pelos técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. Esse documento, fornecido pelo Programa de Artesanato Capixaba (PAC), oferece vantagens como a isenção do recolhimento de ICMS na venda dos produtos, além de permitir a circulação à vontade da mercadoria e de participar de feiras e eventos em todo o país, dando mais visibilidade aos seus produtos.
Conheça alguns projetos do município:
Nós mulheres, marcenaria sustentável
O projeto que tem como objetivo a oferta de curso de capacitação para 50 mulheres das comunidades de Rio Preto, Praia Formosa, Itaparica, São Francisco, Santa Cruz e Nova Santa Cruz, em curso básico de carpintaria com reaproveitamento de resíduos da obra civil de empresas da região. A proposta é qualificar mulheres, a partir de 18 anos, como aprendizes de marceneiros, e inserí-las no mercado de trabalho de forma qualificada e preparadas para enfrentar os desafios propostos pela atualidade, ou até mesmo gerir seu próprio negócio.
Espírito das Águas
Com peças de artesanato inspiradas no mar, o projeto social “Espírito das Águas” qualifica e impulsiona o artesanato da orla marítima de Aracruz. O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a Fibria. Ele surgiu a partir de um diagnóstico realizado pela Fibria, que constatou a necessidade das mulheres de pescadores buscarem uma fonte de renda para auxiliar no orçamento doméstico. O projeto hoje conta com 30 artesãs de Barra do Riacho e Santa Cruz (Aracruz).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove Conferência de Política Nacional sobre Desenvolvimento Urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária