Escolas da rede municipal recebem materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

Publicado em: 22 de fevereiro de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
    Escolas da rede municipal recebem materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES)

Já estão na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) os materiais didáticos a serem distribuídos pelas escolas da rede municipal no início de março, e serão destinados às crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Esse material é padronizado e entregue em todo o estado. Ele contêm três cadernos de Atividades (um para cada trimestre), um Livro de Jogos - Cartelas Didáticas e um livro com textos literários – “Parece ser, mas não é”.

O professor do 1º ano também receberá um kit com 18 modelos de cartazes, um caderno de Registros para acompanhamento dos avanços da aprendizagem dos alunos e um caderno de orientações - “Proposta Didática para Alfabetização Letrando”. Também receberá capacitação para elaborar planos de aula que atendam à plena utilização desse material didático.

O PAES
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental.

No dia 10/05/17, no auditório da Emef Placidino Passos o prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado da Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, assinou o pacto com a pretensão de melhorar os indicadores dos estudantes da educação básica, envolvendo domínio de competência como leitura, escrita e cálculo adequado à sua idade e ao nível de escolarização.

Esse programa é inspirado no projeto de sucesso implantado há dez anos no estado do Ceará - o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) que levou os municípios cearenses a conquistarem uma evolução do patamar de 39% em 2007 para 90% em 2015, de crianças com nível desejável de alfabetização (de acordo com o Sistema Permanente de Avaliação Básica – Spaece-Alfa), além de excelentes notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ministério da Educação.

Compartilhe em suas redes sociais: