Secretaria de Meio Ambiente instrui moradores e turistas a não retirarem proteção das restingas
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) da prefeitura de Aracruz vem cada vez mais intensificando seus trabalhos quanto à fiscalização, o cuidado e proteção da restinga na orla de Aracruz, principalmente durante a estação do verão, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Esse trabalho visa ainda coibir as atividades não autorizadas no município durante a temporada, conscientizando as pessoas sobre o uso das churrasqueiras, barracas, mesas e automóveis, tudo isso para não danificar a restinga.
Recentemente uma equipe da SEMAM percebeu que estacas de eucalipto colocadas em Barra de Barra e Praia dos 15, para impedir o acesso de carros em áreas de restinga, haviam sido retiradas. Tal atitude é condenável e coloca em risco a preservação dessa cobertura vegetal, que tem um papel importantíssimo de fixar areia e dunas e impedir assim, a erosão das praias.
Diante do ocorrido estas estacas foram recolocadas. No local ainda existem placas educativas informando sobre a necessidade de preservar o ambiente. Sendo assim, é muito importante que, tanto moradores quanto turistas respeitem e não retirem esse cercamento de eucalipto.
A restinga
A Restinga é compreendida como a vegetação costeira que se desenvolve na região da planície costeira. Trata-se de formações que contam em sua composição com arbustos e algumas árvores. Sua existência está atrelada à amenização dos efeitos das ressacas do mar no litoral.
Elas ainda conferem uma beleza significativa ao litoral, pois ela cria microclimas que amenizam o calornos locais nos quais se desenvolvem. Mas a principal questão relacionada às restingas é a importância que elas têm pela sua localização, sendo que a proximidade com o mar faz com que a vegetação da Restinga sirva como uma barreira que ameniza os efeitos ocasionados pelas dinâmicas do mar.
Sem a restinga os danos ocasionados pelas ressacas seriam maiores. A existência de vegetação nas areias evita também a formação de dunas, pois estabiliza os solos pelas raízes das plantas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo