Vivência no Aricanga estimula participação popular no Conselho Consultivo do Parque
O Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Aricanga “Waldemar Devens”, reativado pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM) em dezembro de 2017, está desenvolvendo trabalhos com objetivo de atrair novos membros e ampliar a participação popular no gerenciamento da Unidade de Conservação.
Na última semana o conselho se reuniu em uma vivência no topo do parque, convidando novos atores a conhecerem a área de reserva e sua representatividade tanto para a cidade de Aracruz, quanto a municípios vizinhos.
Além dos órgãos que já formam o conselho, como a Secretaria de Agricultura (SEMAG) e Secretaria de Turismo (SEMTUR), Conselho Popular de Aracruz (Conspar) e Fibria, estiveram presentes associações e produtores rurais com propriedades no entorno da zona de amortecimento do parque, e representantes das secretarias de Agricultura, Meio ambiente e Turismo da Prefeitura de Ibiraçu, além da assessoria do presidente da Câmara Municipal de Aracruz, Alcântaro Filho.
“A sugestão de reunir todos esses órgãos em uma vivência dentro do Parque Natural do Aricanga surgiu durante a última reunião, quando chegamos à conclusão de que precisávamos repensar o conselho a partir de novos atores. A intenção é fortalecer uma das principais áreas de preservação do município”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo.
Representação popular
A ideia de ampliar o Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Aricanga nasce da necessidade de fortalecer a representação da sociedade nas decisões que norteiam a Unidade de Conservação.
Durante a vivência o grupo teve a oportunidade de conhecer melhor o Aricanga, ouvindo sobre os trabalhos desenvolvidos e importância da área verde, e também caminhando pelo espaço, que conta com trilhas e mirantes. Ao final os participantes foram divididos em grupos de trabalho, com o intuito de levantar sugestões e possíveis nomes para completarem a formação do conselho.
“O Aricanga está em um cenário social e econômico diverso, pois, além de estar rodeado por áreas rurais, também está muito próximo da sede de Aracruz e do município de Ibiraçu. Além disso, compartilhar a gestão da Unidade de Conservação é uma forma de melhorar os processos de fiscalização, recepção de recursos e desenvolvimento de projetos e atividades que tenham resultados mais efetivos”, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Luciane Reis.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)