Aracruz já conta com um Conselho Municipal de Saneamento Básico

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Aracruz (COMSABA), instalado no segundo semestre de 2017, é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo, paritário e de nível estratégico superior do Sistema Municipal de Saneamento Básico. Tanto a política quanto o plano de saneamento do município foram instituídos pela lei 4.097/16. O conselho tem a missão de atender o princípio do controle social, visando exatamente subsidiar a implementação dessa política municipal de saneamento.
Entre suas competências, o conselho pode opinar sobre projetos de leis e convênios da política de saneamento, assim como decidir sobre propostas de sua alteração. Com relação à cobertura e qualidade dos serviços de água potável e esgotamento sanitário, o conselho pode deliberar sobre metas e ações, garantindo a universalização do acesso.
Como exemplo, ele pode propor metas e ações relativas à cobertura e otimização dos serviços de resíduos sólidos e drenagem urbana e aprovar o valor das tarifas e taxas dos serviços públicos, visando o equilíbrio econômico-financeiro. As propostas e denúncias também serão examinadas para a formulação de respostas a consultas sobre assuntos pertinentes às ações e serviços do saneamento.
De acordo com o diretor do SAAE Aracruz, Elias Antônio, a criação de Conselho Municipal só trará benefícios à população aracruzense. “Trata-se de um de grande feito que oferecerá mais infraestrutura para o município, pois trata-se de uma ajuda na elaboração de diretrizes estratégicas que visam a universalização do serviço de distribuição de água potável e a cobertura do esgotamento sanitário”, ressalta.
Ainda de acordo com Elias, essas ações são decisivas para a melhoria de qualidade de vida de uma forma geral, pois a saúde de qualidade terá uma abrangência bem maior, podendo ser oferecida em todos os setores da cidade.
O saneamento básico
Os serviços de Saneamento básico são aquelas atividades relacionadas ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais