Prefeitura realiza audiência pública para apresentar estudo urbanístico de mudança de zoneamento
A partir das 18hs desta quarta-feira (24/01), acontece no Salão do Elízio, centro, uma audiência para apresentar estudo de mudança de zoneamento urbanístico. Trata-se de uma proposta de alteração de zoneamento urbanístico de área particular, com aproximadamente 25.114 m², localizada entre as ruas Eurico de Aguiar Salles, Luiz Bof e Teófilo Barcelos Rangel, centro. O estudo urbanístico de mudança de zoneamento em questão foi foi realizado pela empresa Gestão Sustentável.
O Plano Diretor Municipal (PDM) de Aracruz, Lei nº 3.143/2008, estabelece o zoneamento para fins social e ambiental do solo urbano. Entretanto, o Zoneamento do Terreno localizado no centro de Aracruz, está definido como Zona de Interesse Social 4 – ZEIS – 4, limitado por lei apenas para uso de parques que atenda a coletividade.
Nessa lógica, o proprietário almeja mudar a zona que o classificam para melhor aproveitamento da área, com parcelamento do solo para fins de uso residencial e comercial. Para tal solicitação junto à prefeitura, deve-se seguir um trâmite legal, que inclui a elaboração de um estudo específico e sua apresentação em Audiência Pública considerando como objeto principal do requerente, o parcelamento de solo para fins urbanos dando uma função social para essa área que está subutilizada, foi então elaborado o Estudo Urbanístico de Mudança de Zoneamento (EUMZ).
Durante a audiência haverá um debate sobre o estudo, onde será explanado o zoneamento atual e o zoneamento proposto a fim de trazer maiores possibilidades de uso pelo proprietário do imóvel, e assim debater sobre os possíveis impactos gerados pela alteração de zona, mesmo que a utilização e definição da utilização posterior da área ainda não esteja definida.
Por tratar-se de uma área de valor social relevante e possuir no entorno toda infraestrutura, ainda não está sendo aplicada a função social da propriedade, conforme previsto no Estatuto da Cidade, Lei 10.257/2001. Com a alteração do zoneamento, o PDM estabelece índices urbanísticos e padrões construtivos, para a zona residencial que está sendo proposta pelo estudo a ser apresentado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo