Centro de Controle de Zoonoses alerta que cuidados com Aedes aegypti devem ser redobrados no período de férias

Em função da grande incidência de chuvas, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por dengue, zika e chikungunya. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito durante as férias.
Antes de sair para a viagem de fim de ano é essencial fazer uma vistoria em casas, apartamentos e até mesmo no ambiente de trabalho. Qualquer lugar que possa acumular água é um potencial criadouro para as larvas do Aedes aegypti.
O ciclo de reprodução do mosquito é muito curto. Por isso, mesmo em viagens de menor duração, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes.
-
Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo
-
Nos casos dos pratos de vasos de planta, devem ser preenchidos com areia
-
Os vasos sanitários também devem permanecer tampados e pneus devem ser mantidos em locais cobertos.
Agentes de combate a endemias x envolvimento de todos
Os agentes de combate a endemias da prefeitura de Aracruz vistoriam residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para identificar criadouros. Eles informam, orientam e mobilizam a comunidade para desenvolver medidas simples para o controle do mosquito.
Porém, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti não depende só dos agentes de combate a endemias, mas também do envolvimento de todos. É preciso contar com a colaboração da população local e dos turistas na eliminação da água parada, reduzindo assim os focos, que podem virar criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
CONTATOS PARA A POPULAÇÃO
Telefone CCZ: 3270-7480
email do CCZ: semsa.ccz@aracruz.es.gov.br
email da gerência de vigilância em saúde: sgaspar@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais