Saúde Mental: oficinas e grupos terapêuticos contribuem no desenvolvimento psicológico e social de pacientes

O programa de Saúde Mental da Prefeitura de Aracruz conta com atividades semanais que auxiliam no desenvolvimento psicológico, físico e social dos pacientes atendidos pela rede. São oficinas e grupos terapêuticos, conduzidas através de uma equipe formada por psicólogo, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, educador físico, técnicos em enfermagem e instrutores.
Ao todo são sete atividades diferentes, que atendem de acordo com a necessidade de cada paciente. Atualmente cerca de 3 mil pessoas com prontuários ativos recebem atendimento na unidade de Saúde Mental.
Exercitando a mente e a socialização
As atividades promovidas pelo projeto Terapêutico Individual buscam contribuir na melhoria do quadro clínico de pacientes que possuem algum tipo de transtorno mental. Os temas variam de acordo com as especificidades de cada paciente.
O “Grupo de Família”, por exemplo, dá suporte e orientações para familiares que precisam lidar com comportamentos e transtornos diferentes. Já na oficina “Papel e Palavra” o uso da poesia, cinema, teatro e literatura ajudam os pacientes a se expressarem por meio de diferentes meios de linguagem.
Há também grupos que trabalham a socialização e o contato social dos pacientes com transtornos mentais. No “Trocando Ideias”, adultos compartilham experiências em torno da dependência química; enquanto o “Cuca Fresca” acolhe jovens de 12 a 17 anos.
Além dessas atividades, o programa de Saúde Mental também oferece oficinas corporais, de música e arte.
A Unidade de Saúde Mental
Pacientes com transtornos mentais ou dependência química são encaminhados ao Programa de Saúde Mental, que oferece atendimento especializado e humanizado no tratamento de distúrbios psíquicos.
A Unidade está localizada no Bairro Bela Vista, Rua Ernesto Maioli, nº4, Bairro Bela Vista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 16h.
Telefone: 27 3270-7995
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem