Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude incentiva o 8º Encontro Nacional do Projeto 100% Capoeira

Publicado em: 12 de dezembro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude incentiva o 8º Encontro Nacional do Projeto 100% Capoeira

Na noite desta última sexta-feira (08/12) e durante todo sábado (09/12), o município de Aracruz recebeu o 8º Encontro Nacional do projeto 100% Capoeira. A ação aconteceu no teatro municipal, sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e na praça Monsenhor Guilherme Schmitz.

Nos dois dias aconteceram várias apresentações culturais, aulas e oficinas com os alunos. Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram, sendo 45 alunos de Aracruz e 75 convidados, entre mestres, professores, instrutores de vários estados do Brasil, além de familiares e amigos. Entre as apresentações, destaque para as oficinas de maculelê, uma famosa dança com bastões.

Trata-se de uma manifestação cultural, uma expressão teatral que conta, por meio da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Também houve samba de roda, conhecido como samba rural, que é uma vertente da capoeira com o uso de tambores e pandeiro, porém com uma batida mais forte.

José Geraldo, conhecido como professor Máscara, comentou sobre o projeto e seus princípios. “Todo esse movimento vem com o objetivo de agregar valor à nossa capoeira local, incentivando a prática do nosso esporte. Esse é nosso projeto social, sem fins lucrativos. Uma parceria com a associação de moradores do bairro Vila Rica, para oferecer a todos saúde, educação e inclusão social”, explica.

O professor Máscara disse ainda que esse projeto tem a pretensão de divulgar para toda sociedade aracruzense esse trabalho desenvolvido com a capoeira aqui dentro da cidade, com aulas gratuitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h para  o público com idade a partir de 4 anos.

 
     
 

Compartilhe em suas redes sociais: