Alternativa na estiagem: servidores aprendem a elaborar caixas secas em Aracruz
Uma tecnologia que ajuda a amenizar os danos causados tanto pelo excesso quanto pela falta de chuva. Pensando nos benefícios gerados com a construção de caixas secas, servidores da Prefeitura de Aracruz que atuam na manutenção de estradas rurais do município estão em campo para aprenderem sobre a técnica que, segundo o instrutor do curso, contribuirá na redução de enchentes do Rio Piraquê-Açu e a aumentar a vazão de nascentes em épocas de seca.
“O projeto de Adequação de Estradas Rurais através de Caixas Secas ajuda a aumentar a vazão das nascentes, córregos e rios nos períodos de estiagem e nos períodos chuvosos, além de reduzir a vazão das enchentes”, explicou o engenheiro agrônomo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Eliamar Comério.
São três dias de capacitação, que teve início na última segunda-feira, 20 de novembro. Operadores de Máquinas, encarregados, motoristas e técnicos que atuam nas secretarias de Agricultura (SEMAG) e Transporte e Serviços Urbanos (SETRANS) estão participando das oficinas que, além da teoria, incluem elaboração, execução e monitoramento de projetos e adequação de estradas.
Servidor público há 22 anos, Nilton César Florêncio, um dos funcionários que estão participando da formação, está confiante com este novo aprendizado. “É um projeto que vai beneficiar muito o município e as nascentes. Já estamos prontos para iniciar esses trabalhos aqui em Aracruz”, disse o operário.
Solução na estiagem
Comério aponta a construção de caixas secas como solução para o problema da estiagem. O engenheiro agrônomo explica que a técnica controla o nível dos mananciais por favorecer a infiltração gradativa de água no solo, além deixar a estrada conservada o ano todo.
Durante o curso a expectativa é que catorze caixas secas sejam construídas na comunidade de Santa Maria, zona rural de Aracruz, onde as aulas práticas estão sendo realizadas. “De início a tendência é de fazermos caixas secas em todas as estradas aqui de Santa Maria”, acrescentou o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná