3º Encontro Formativo do ADE Piraquê-Açu discute avanços e desafios na implementação das estratégias do Arranjo focadas nos anos finais do Ensino Fundamental

Publicado em: 25 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
3º Encontro Formativo do ADE Piraquê-Açu discute avanços e desafios na implementação das estratégias do Arranjo focadas nos anos finais do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25), em João Neiva, do 3º Encontro Formativo do ADE Piraquê-Açu em 2025. O município esteve representado por uma equipe técnica e pelas subsecretárias Simone Frigine e Regina Azeredo. O evento também reuniu secretários de Educação, de Saúde e de Assistência Social dos municípios de Ibiraçu, Fundão, Linhares, e da cidade anfitriã, bem como as equipes técnicas que compõem o ADE Piraquê-Açu, formador da Roda Educativa, em parceria com a Suzano.

A subsecretária de Educação, Regina Azeredo, destacou a importância da parceria entre os municípios para garantir a trajetória escolar de sucesso dos estudantes. “Com essas ações e estratégias, conseguimos avançar em desafios que qualificaram os trabalhos em nossa secretaria, assim como reverberar outros serviços nas escolas”, afirmou.

Durante os encontros deste ano, os municípios participantes conseguiram implementar as ações do Programa Escola para as Adolescências, o que fomentou a garantia da trajetória escolar de sucesso desses estudantes. Os profissionais envolvidos no encontro formativo também tiveram a oportunidade de participarem de uma socialização reflexiva dos grupos com a sistematização do formador e de ações de intervenções, além de conversas com a equipe gestora da Emef Professora Maria Olíria Sarcinelli Campagnaro, a partir das ações em andamento da Política Escola das Adolescências.

Ao final do primeiro dia, a equipe técnica da Semed apresentou a força da Intersetorialidade na Garantia do direito à Educação: O papel da Busca Ativa Escolar. Na ocasião, foram mostradas as ações que contribuíram para a garantia do sucesso dos adolescentes da Rede Municipal de Ensino. Tópicos como o conhecimento e personalização do SGE Formações, os registros, o monitoramento das ações e atuação das Equipes PAS também tiveram destaques.

"Enfatizamos ainda as estratégias utilizadas para realizar as ações, com a sensibilização de toda nossa equipe com relação à Busca Ativa, as reuniões presenciais e on-line, a criação do comitê Gestor Intersetorial do Busca Ativa Escolar, além da elaboração do plano de Ação 2025-2026 em conjunto. Um outro ponto importante que não podíamos deixar de relatar, foi nossa aproximação com os Conselhos Tutelares, com as Políticas de Assistência Social e Saúde e os estudos de casos”, destacou a técnica pedagógica Giucirlene De Bortoli.

Compartilhe essa notícia: