Escola Municipal Placidino Passos celebra seu ‘Jubileu de Ouro’
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Placidino Passos, localizada no bairro Polivalente, promoveu na noite desta terça-feira (25), uma grande cerimônia em celebração aos seus 50 anos de fundação. O evento contou com as presenças do diretor Carlos Augusto Galbarino Amaral, professores, ex-diretores, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da comunidade escolar. “É com profunda honra e emoção que celebramos nesta noite o 'Jubileu de Ouro' de nossa escola. Meio século se passou desde que essa instituição de ensino abriu suas portas pela primeira vez, acolhendo sonhos, formando vidas e escrevendo, dia após dia, uma trajetória marcada por dedicação, desafios, conquistas e, sobretudo, pela força de um coletivo que acredita no poder da educação”, dizia o diretor na abertura da cerimônia.
Os funcionários da escola trabalharam com zelo para deixar o espaço preparado para receber os convidados. Logo na recepção foram colocadas várias obras belíssimas da exposição artística dos estudantes dos 9º anos, painéis de fotos, além música ao vivo e um belo banquete. “Tenho quase 23 anos de participação ativa na docência. Esta escola é uma extensão da minha casa. Os meus filhos também cresceram participando dos Planejamentos Coletivos, das confraternizações e viagens. Além das amizades para toda vida que fizemos aqui, tenho que falar dos meus alunos, que hoje, adultos, são profissionais de várias áreas. Tenho paixão por este espaço aqui”, afirmou a professora Alessandra Santos Sousa Lecco.
Conhecida pelo nome popular 'Escola Polivalente', a Emef Placidino Passos foi criada graças a uma parceria entre o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Governo Estadual e a Prefeitura de Aracruz, com utilização de empréstimo da Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). Este convênio, firmado em 1971, permitiu a construção do prédio, que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1975, com o nome de Escola do 1º Grau Placidino Passos, em homenagem ao professor Placidino Passos, que atuou como alfabetizador no distrito de Santa Cruz.
"Esta escola é uma família para mim. Antes mesmo de sermos profissionais, somos todos amigos e parceiros. Posso afirmar que sinto uma emoção muito grande em participar desta cerimônia. 50 anos é uma marca muito expressiva e precisa ser comemorada e lembrada", disse a professora Danielli Pegoretti Braga.
Durante esses 50 anos, a escola mostrou que a educação feita com compromisso transforma vidas. Foram décadas de mudanças sociais, tecnológicas, culturais e pedagógicas, e que exigiram renovação, estudo e coragem para enfrentar as novidades e a sensibilidade de compreender o seu papel no desenvolvimento humano. “A vocês professores, os pilares desta escola, nosso mais profundo respeito. São vocês que mantêm acesa a chama do conhecimento, da curiosidade e da esperança. São profissionais que vão além da sala de aula, orientando, acolhendo, inspirando e transformando. Também não posso deixar de agradecer aos ex-diretores, às nossas manipuladoras de alimento, pedagogos e toda equipe de servidores que contribuíram e muito para chegarmos até aqui”, completou o diretor Carlos.
A professora aposentada Zenir Onesorge Miranda lembrou em seu discurso quando chegou em 1975, cobrando celeridade na obra do prédio para poder começar a dar aula, e que a escola contribuiu e muito para o progresso do município. “Estou muito feliz de estar aqui revivendo esta linda história. Quando ainda estava em Vitória estudando para poder lecionar, essa escola ainda não estava pronta, e lembro que vínhamos cobrar os pedreiros alegando que as aulas tinham que começar. Quando chegamos, formamos uma verdadeira família. Temos uma história muito bonita, e posso afirmar para todos vocês que estão nesta cerimônia, que esta instituição foi um marco na história de Aracruz, sendo uma peça fundamental para o progresso do município, ajudando-o a crescer, porque daqui saíram muitos profissionais. Por isso, agradeço imensamente a todos que ajudaram em seu desenvolvimento”, disse emocionada.
Após as falas de boas vindas, todos foram convidados a cantarem o parabéns, revivendo as lembranças por meio de fotografias que eram projetadas em um telão, e ao final da noite, um delicioso jantar também foi servido.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura publica Edital de Chamamento Público para credenciamento de Ambulante para o Verão 2025/2026
- Aracruz é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 e reforça compromisso com uma gestão que transforma vidas
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a outubro
- “Prevenção das Violências contra as mulheres na formação docente” será tema de culminância do Projeto de Extensão de estudantes de graduação de Licenciatura em Pedagogia
- Novembro Azul: palestra para servidores destaca que “Cuidar da saúde também é coisa de homem”
- 3º Encontro Formativo do ADE Piraquê-Açu discute avanços e desafios na implementação das estratégias do Arranjo focadas nos anos finais do Ensino Fundamental
- Com quase 300 cestas verdes entregues, Aracruz reforça cuidado com as famílias e valorização do campo
- Prefeitura de Aracruz lança edital para seleção de professores e pedagogos
- Corrida “Elas em Movimento” vai reunir mulheres em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher
- Natal Aracruz! Aracruz inaugura a temporada natalina com brilho e emoção