Polo de Formação do Projeto “Aceleração da Aprendizagem” retoma suas atividades e realiza 1ª formação
O município de Aracruz, sede do Polo de Formação do Projeto de Correção de Fluxo Escolar: “Acelerar para Vencer”, realizou na última quarta-feira (25/02) e quinta feira (26/02), no Auditório da EMEF Placidino Passos, a primeira formação de diretores, pedagogos e professores do ano de 2015. Ao todo participaram das formações 70 profissionais da rede municipal de ensino de Aracruz, Ibiraçu e Linhares.
O Projeto beneficia 318 estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais defasados em idade/ano, sendo 123 em Aracruz, 150 em Linhares e 45 em Ibiraçu.
Os trabalhos são realizados em parceria com a Fundação Volkswagen e assessoria pedagógica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A principal meta é reverter o quadro de estudantes defasados em idade/ano reposicionando-os ao final do projeto no seu percurso regular normal.
As formações foram conduzidas pela coordenadora do CENPEC Srª Maria Alice Junqueira, coordenadora do Projeto/SEMED Srª Roberta Bertaso S. Sant’Ana e formadoras do CENPEC, Yolanda Shimizu de Língua Portuguesa e Silvia Longato, de Matemática. O objetivo da formação foi refletir sobre as ações desenvolvidas no projeto em 2014 e repensar a continuidade em 2015 tendo em vista o Projeto Político Pedagógico de cada escola. Esse encontro propiciou aos docentes um movimento constante de reflexão sobre a aprendizagem do aluno, bem como sobre a função social da escola.
Para a professora Edneia Barbosa do CMEB Mário Leal a formação é importante pois propiciona um momento de grande valia na intervenção junto aos educandos, além de permitir troca de experiências e rever práticas pedagógicas a serem aprimoradas.
Reunião de gestão compartilhada
Consolidando o primeiro ciclo de formação, foi realizada nesta última sexta-feira (27/02), na Secretaria de Educação, uma reunião de gestão compartilhada sob a coordenação da Equipe do CENPEC.
Participaram da reunião Jenilza Morellato Spinassé, do setor de gestão da SEMED, Roberta Bertaso S. Sant’Ana, Coordenadora do Projeto Aceleração da Semed Evânia Maria De Angeli e Edna Emília Simões, Coordenadoras do Projeto Aceleração em Linhares, Maria Alice Junqueira, coordenadora do CENPEC, Yolanda Shimizu e Srª Silvia Longato, formadoras do CENPEC.
Esse encontro teve como objetivo avaliar a implantação do projeto nas escolas e refletir sobre a implementação e o acompanhamento das ações do projeto em 2015.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento