Prefeitura de Aracruz promove dia “D” da campanha Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, chegou a vez do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado as ações de prevenção e detecção precoce de câncer de próstata e à saúde do homem. A Prefeitura de Aracruz por meio da secretaria de Saúde vai promover neste sábado (22/11) o Dia D da Campanha “Novembro Azul”, em diversas Unidades de Saúde do Município. A iniciativa voltada ao público masculino tem o intuito de promover e facilitar o acesso as consultas médicas odontológicas e de enfermagem, solicitar exame PSA e distribuir material educativo sobre as doenças mais comuns, hábitos de vida saudável e saúde sexual.
O “Novembro Azul” é um movimento recente, porém, já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata. E é por isso, que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando durante todo o mês de novembro várias atividades de conscientização e exames para contribuir com o diagnóstico precoce da doença.
Durante o dia D, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar médicos, enfermeiros e dentistas para promover os atendimentos, solicitar o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), realizar testes rápidos de AIDS e sífilis, além de darem dicas sobre a promoção da saúde e bem-estar. A ação é voltada para homens acima de 40 anos e para ser atendido é necessário levar o cartão do AMA.
Segundo a gerente de Atenção Primária, Mariana Facini Souza, a campanha é uma forma de atingir o público masculino, que apresenta mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas. “Os homens precisam entender que a prevenção ainda é o maior aliado da saúde, bem como detectar qualquer adoecimento precocemente trará mais chances de cura ou tratamentos menos invasivos”, explicou.
As ações da campanha vão acontecer nas Unidades de Saúde de: Vila do Riacho, Jacupemba, Guaraná, Santa Rosa, Guaxindiba, Bela Vista, Coqueiral e Santa Cruz.
Câncer de próstata
Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, a campanha “Novembro Azul” chama a atenção dos homens para os riscos da próstata. O homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.
O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)