Natal sustentável chega a Aracruz
As decorações de final de ano na cidade de Aracruz foram pensadas durante os meses para atender a uma demanda importante no município, a sustentabilidade. Em 2014, além do resgate de materiais reutilizáveis, a iniciativa também não gera custo ao município. Em reunião realizada no mês de outubro, no Teatro Municipal de Aracruz, voluntários de diversas secretarias da Prefeitura Municipal se reuniram para dar início aos trabalhos da decoração, convidados pela Secretaria de Turismo.
Dessa vez, a proposta é utilizar materiais recicláveis e sucatas, em especial garrafas “pet” confeccionados com a ajuda de funcionários da Prefeitura, comércio e comunidades. A ideia foi desenvolvida em parceria com as secretarias que dispunham de materiais da decoração de natais dos anos anteriores.
A pedagoga Salete Canuto de Almeida e Silva foi convidada para ensinar aos voluntários como trabalhar com materiais recicláveis que podem ser transformados em enfeites, a partir de sua experiência na área do artesanato. O Secretário de Turismo, Helder Tabosa Delfino, afirma que o trabalho interno para a confecção das peças e a ajuda dos voluntários no projeto intensificam as ações “custo zero” para o município, “além de diferenciar Aracruz das outras cidades, já que essa iniciativa é pioneira no estado na preocupação com o dinheiro público e sustentabilidade”.
Os materiais estão sendo colocados por toda a cidade, e a iluminação de led, alternativa de baixo custo, complementa a decoração até o dia 20 de novembro. O principal adorno é a árvore de natal de 15 metros localizada na praça São João Batista, outras menores de seis metros cada serão instaladas nos trevos da cidade.
De acordo com a funcionária da Secretaria de Administração da Prefeitura e voluntária no projeto, Maria Aparecida Nunes, para os adornos foram utilizadas mais de 10 mil garrafas pet. O processo de separação entre litros verdes e brancos é a primeira etapa para que as garrafas se tornem guirlandas e folhas, em sua maioria, após serem pintadas. Foram feitos 1.000 arranjos para complementar a decoração.
As doações de materiais pelas escolas municipais, pais dos alunos e da coleta seletiva municipal foram essenciais para a arrecadação de garrafas “pet”. Maria Aparecida acredita que esse tipo de ação envolve os moradores em uma causa positiva. O secretario de Turismo afirma que a iniciativa deve ser mantida, ou seja, que mais materiais sejam recuperados e criados para o próximo ano, visto que a ação para esse ano foi bem executada.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)