Seminário Municipal de Boas Práticas na Educação celebra resultados pedagógicos e reconhece esforços de professores da rede

Publicado em: 09 de dezembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Seminário Municipal de Boas Práticas na Educação celebra resultados pedagógicos e reconhece esforços de professores da rede

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na noite desta segunda-feira (8), no auditório da Pibara, o Seminário Municipal de Boas Práticas na Educação. O evento contou com as presenças das subsecretárias Simoni Aparecida e Regina Azeredo, do professor Célio Moacir dos Santos, representando a Superintendência Regional de Linhares (SR4), além do anfitrião, o pastor Wolmar Craus.

O seminário foi um espaço que celebrou os resultados e reconheceu as práticas exitosas dos docentes que lecionam do 1º ao 5º ano em escolas da Rede Municipal de Ensino. Os educadores presentes puderam desfrutar de belos momentos que foram pensados e planejados para valorizar ainda mais as boas práticas, experiências e esforços desses profissionais do ensino que ajudam a transformar vidas.

A subsecretária de Gestão Pedagógica da Educação, Regina Azeredo, abriu as falas das autoridades dando boas vindas aos presentes e destacou a importância do seminário para o município. “Sejam bem-vindos todos vocês que vieram aqui hoje celebrar este momento, as nossas vitórias. Precisamos sim nos alegrar diante de todas nossas conquistas, porque a maior realização de um professor é quando ele vê o seu aluno superando as dificuldades, vencendo seus desafios. Falo isso porque conheci esse chão durante 32 anos e devemos incentivar outras pessoas com nossas práticas. Parabéns a todos que têm práticas significativas, incríveis, importantes e que fazem a diferença na vida de nossos estudantes”, disse.

Em seguida, representando a Superintendência Regional de Linhares (SR4), o professor Célio Moacir dos Santos, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pelo belíssimo evento, e falou da grande satisfação em ter sido convidado. “Parabéns por essa brilhante iniciativa. É com muita satisfação que estou aqui testemunhando este momento tão significativo, que é colocar em destaque o trabalho criativo, dedicado e transformador que acontece diariamente nas salas de aula dos anos iniciais da rede. Este evento faz coro com o princípio fundamental que direciona toda nossa atuação como formadores: a certeza de que a mais poderosa fonte de inovação e aprimoramento está nas mãos e nas expertises de nossos professores”, falou.

Dando continuidade às atrações da noite, as estudantes Emanuelly Pires e Olívia Ramos subiram ao palco para uma demonstração de como o ensino em sala de aula as ajudaram na aprendizagem, fazendo uma leitura especial, ato este, considerado a porta que transforma curiosidade em conhecimento, e conhecimento em liberdade.

E como forma de trazer ainda mais reflexão e empoderamento, a psicóloga, teóloga e médica germânica Lucieni Cavalheri, trouxe com muita sensibilidade e dinamismo a palestra: ‘Entre saberes e sonhos: a jornada de quem ensina e aprende’. Sua fala levou a plateia a refletir e reconhecer que, na sala de aula, cada gesto, cada palavra e cada descoberta são partes de uma jornada compartilhada entre quem educa e quem aprende.

Apresentação das práticas exitosas
A principal atração da noite ficou com as apresentações dos trabalhos das professoras, que de forma responsável e dedicada, buscam uma educação cada vez mais inclusiva e significativa. O momento serviu como um reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação pelos destaques dos professores que tiveram como apoio, o material didático complementar do Paes.

A professora Thaise Carla Rocha Rodrigues da Emef Álvaro Souza foi a primeira a apresentar. Ela, que leciona com as turmas do 1º ano, foi a vencedora com a prática exitosa “Corrida da Leitura e da Saúde”. Representando os professores do 2º ano, Ana Cristhina Alves Nunes, da Emef Prof. Bárula Neves dos Santos, foi a vencedora com a prática exitosa ‘Da nascente do rio Doce ao manguezal do rio Piraquê-Açu: o mergulho de crianças co-autoras e co-produtoras dos próprios viveres’.

Em seguida, subiu ao palco, representando os docentes do 3º ano, a professora Ronimara Santos de Oliveira Elva, da Emef Paulo Freire, que ficou com o prêmio pela prática exitosa ‘Café com escrita e valores’. Finalizando as apresentações, a professora Kátia Suely Pereira Antunes, representando os docentes dos 4º e 5º anos. Foi a vencedora com a prática ‘Mediação, cálculo e arte na parede'.

A noite ainda seguiu com muitas atrações. Após a rodada de compartilhamento das práticas, houve um momento especial de valorização e reconhecimento à professora Karina Faustini Campanha, que leciona na Emef Luiza Silvina Rebuzi e foi homenageada por sua excelência pedagógica, que se traduziu em resultados excepcionais na promoção da alfabetização com equidade no território, alcançando o melhor resultado de toda a Regional de Linhares em uma das avaliações mais importantes do estado capixaba, o Paebes Alfa 2024. Após as falas, cada professor que relatou suas práticas exitosas foi chamado ao palco para receber suas merecidas premiações.

Compartilhe essa notícia: