Prefeitura de Aracruz trabalha para eliminar “pontos viciados” de lixo
A Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz está trabalhando em prol da eliminação dos considerados “pontos viciados” de lixo, aquelas localidades onde muitos moradores têm o costume de dispensar seus lixos, favorecendo a formação de grandes aglomerados de entulhos.
O serviço se iniciou com um diagnóstico feito em todo o município. Logo após foram selecionados os pontos mais críticos que estão sendo limpos, reparados e recebendo as placas com os dizeres “Proibido Jogar Lixo - Sujeito à multa”, Lei 3143/2008, que diz que a disposição inadequada dos resíduos é cabível de notificação e autos de infração, previsto no Plano Diretor Municipal (PDM).
Localidades como os bairros Novo Jequitibá, Itaputera e Boa Esperança já foram contemplados com esses serviços. Em caso de área particular, os moradores estão sendo notificados para efetuarem a limpeza e cercar seus terrenos.
Com esta ação sendo disponibilizada, o intuito é evitar os acúmulos de lixos, que estão sendo descartados de forma inadequada, que além da contaminação visual, atraem roedores, baratas, mosquitos da dengue e outros vetores de doenças para os moradores.
O custo para a manutenção da limpeza destes “pontos viciados” torna-se elevado, o que pode ser evitado, visto o fornecimento de caixas coletoras para os entulhos de construção civil; carros para coleta manual de móveis, sofás e comodas; coleta seletiva dos recicláveis, que aos poucos está crescendo, além da coleta do lixo doméstico, que diariamente passa em 90% das ruas da cidade.
Em caso de dúvidas o cidadão pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública e Coleta Seletiva, pelos telefones: 3256-6685 / 3256-2003 ou acessar o link que se encontra disponível no site da prefeitura no menu “Serviços – Agendamento para Coleta de Resíduos”. Clique aqui e acesse-o.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
- Barragem do Piraquê-Açu será inaugurada neste sábado (6) e reforça a segurança hídrica de Aracruz
- Atenção Servidores Efetivos: Prazo para o recadastramento até 30 de junho
- 22ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a março
- Produtores rurais têm até 30 de junho para atualizar cadastro de rebanhos junto ao Idaf
- Ordem de serviço para o início dos serviços de Regularização Fundiária em Vila do Riacho será assinada nesta quarta (03)