Simulado de deslizamento no bairro Santa Luzia mobiliza população
Os moradores do bairro Santa Luzia foram despertados na manhã do último sábado (30/08) ao som de uma estridente sirene e com o aviso para evacuarem as suas casas rapidamente devido ao risco de deslizamento. Felizmente, tudo não passou de um simulado promovido pela Secretaria de Habitação e as Defesas Civis Estadual e Municipal sobre como proceder em casos de calamidade. Cerca de 200 pessoas participaram da ação entre bombeiros, policiais, militares, escoteiros, médicos e moradores da localidade.
O coordenador de Defesa Civil Municipal, Daniel Rocha dos Santos, disse que o evento foi um sucesso e ocorreu tudo dentro do planejado. Ele ressaltou a expressiva adesão da comunidade e falou que o exercício serviu para preparar a equipe dele para atuar em casos de deslizamento de barranco. “Foi um aprendizado real e em situações semelhantes saberemos como agir e dar as respostas o mais rápido possível”, explicou.
Durante o exercício foram dadas orientações às famílias sobre como agir em caso de chuvas fortes. Elas aprenderam como evacuar dos locais de risco e como proceder em situações de deslizamento de barranco. O ponto alto do simulado foi a simulação de um resgate de uma vítma soterrada e outra sob escombros de um desabamento de uma residência feita pela equipe K-9 de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
O morador Irineu da Silva Santana, 53 anos, participou como uma das vítimas em caso de soterramento. Ele ficou impressionado com o realismo do resgate e a destreza dos cães. Segundo ele, o simulado foi importante para orientá-lo em como proceder numa situação de adversidade. “Agora sei como agir em caso de deslizamento, o mais importante é evacuar logo do local para não ser soterrado”, comentou.
De acordo com o secretário de Habitação e Defesa Civil, Rodrigo Scopel, o exercício serviu para preparar o órgão a atuar em caso de calamidades reais. “Nossa intenção foi desenvolver atividades reais de preparação para desastres que vão desde a emissão do alerta com a evacuação das casas até o atendimento às vítimas”, falou.
A pequena Lorrane Bonfim Santana, 13 anos, também se impressionou com o realismo do treinamento. De acordo com ela, os detalhes estavam muito próximos da realidade e da perfeição. “O modo como os cachorros, os médicos e os bombeiros agiram foi bastante real, parecia que estava acontecendo de verdade”, relatou.
A ação fez parte do Programa de Capacitação da Defesa Civil Estadual e irá envolver equipes de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Grupo de Escoteiros e algumas secretarias municipais, a fim de colocar o Plano de Contingência em ação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm motivação extra para ingressarem no Ifes com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
- Caminhada celebra a vida e fortalece vínculos na Semana da Pessoa Idosa em Aracruz
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista: prefeitura entrega maior obra do município
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a setembro
- Atenção, pais! Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontecem do dia 20 a 31 de outubro
- Saúde promove programação especial para conscientizar mulheres no Outubro Rosa
- PDM: adiada a reunião do fórum que aconteceria nesta quinta-feira (02), em Guaraná
- Desenvolvimento Social: Chamada Emergencial do Processo Seletivo n.º 001/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 87ª Chamada
- Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)