Defesa Civil promove última reunião da simulação de deslizamento
O secretário de Habitação e Defesa Civil, Rodrigo Scopel, além de representantes de diversas secretarias e das Defesas Civis Estadual e Municipal promoveram nesta quarta-feira (27/08) uma reunião no Auditório do Cisa, para tratar dos detalhes finais do simulado prático de deslizamento, que será realizado neste sábado (30/08), no bairro Santa Luzia, um local propício a este tipo de calamidade.
De acordo com o secretário Rodrigo Scopel, o objetivo do simulado é produzir um treinamento com contornos próximos da realidade, expondo todas as situações adversas enfrentadas em uma eventual calamidade. “Nosso intuito é preparar os profissionais da área e a população a proceder em caso de acidente real de grande magnitude”, explicou.
A reunião foi feita para organizar os preparativos finais do simulado, como a montagem do roteiro a ser seguido, o número de famílias que vão participar, o papel das secretarias e órgãos envolvidos no dia do evento. A intenção é que o evento seja de grande porte e se torne uma referência para outros municípios agirem em situações semelhantes.
Ele informou que a equipe de preparação do simulado visitou 119 residências e cerca de 231 pessoas do bairro Santa Luzia se cadastraram para participar do evento. Um dos pontos altos do acontecimento vai ser a simulação do resgate de soterrados com apoio de cães farejadores, da equipe K-9 da Polícia Militar da capital.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Patrick Scopel, a ação faz parte do Programa de Capacitação da Defesa Civil Estadual. O exercício simulado visa zelar pela segurança da população durante o período de chuva, diminuir os danos e prejuízos causados por desastres e aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes em áreas vulneráveis.
“Vamos desenvolver atividades de preparação para desastres que vão desde a emissão do alerta com a evacuação das casas até o atendimento as vítimas, incluindo a simulação de um resgate de soterramento”, explicou. Durante o exercício serão dadas orientações às famílias sobre como agir em caso de chuvas fortes, com a distribuição de material informativo e brindes.
O subtenente disse que a simulação vai servir para capacitar os agentes de Defesa Civil Municipal para trabalhar em situações de risco, visando atuar preventivamente em caso de desastre com a criação de um sistema de monitoramento, alerta e alarme para o período de chuva.
“Queremos nos prevenir e estar bem preparados caso tenhamos que enfrentar calamidades provenientes de fortes chuvas a exemplo do que ocorreu no ano passado”, finalizou o subtenente.
Além da reunião, os participantes e organizadores do simulado fizeram uma visita técnica ao local para vistoriar as condições do terreno e fazer os acertos finais.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)