Defesa Civil promove última reunião da simulação de deslizamento
O secretário de Habitação e Defesa Civil, Rodrigo Scopel, além de representantes de diversas secretarias e das Defesas Civis Estadual e Municipal promoveram nesta quarta-feira (27/08) uma reunião no Auditório do Cisa, para tratar dos detalhes finais do simulado prático de deslizamento, que será realizado neste sábado (30/08), no bairro Santa Luzia, um local propício a este tipo de calamidade.
De acordo com o secretário Rodrigo Scopel, o objetivo do simulado é produzir um treinamento com contornos próximos da realidade, expondo todas as situações adversas enfrentadas em uma eventual calamidade. “Nosso intuito é preparar os profissionais da área e a população a proceder em caso de acidente real de grande magnitude”, explicou.
A reunião foi feita para organizar os preparativos finais do simulado, como a montagem do roteiro a ser seguido, o número de famílias que vão participar, o papel das secretarias e órgãos envolvidos no dia do evento. A intenção é que o evento seja de grande porte e se torne uma referência para outros municípios agirem em situações semelhantes.
Ele informou que a equipe de preparação do simulado visitou 119 residências e cerca de 231 pessoas do bairro Santa Luzia se cadastraram para participar do evento. Um dos pontos altos do acontecimento vai ser a simulação do resgate de soterrados com apoio de cães farejadores, da equipe K-9 da Polícia Militar da capital.
Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Patrick Scopel, a ação faz parte do Programa de Capacitação da Defesa Civil Estadual. O exercício simulado visa zelar pela segurança da população durante o período de chuva, diminuir os danos e prejuízos causados por desastres e aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes em áreas vulneráveis.
“Vamos desenvolver atividades de preparação para desastres que vão desde a emissão do alerta com a evacuação das casas até o atendimento as vítimas, incluindo a simulação de um resgate de soterramento”, explicou. Durante o exercício serão dadas orientações às famílias sobre como agir em caso de chuvas fortes, com a distribuição de material informativo e brindes.
O subtenente disse que a simulação vai servir para capacitar os agentes de Defesa Civil Municipal para trabalhar em situações de risco, visando atuar preventivamente em caso de desastre com a criação de um sistema de monitoramento, alerta e alarme para o período de chuva.
“Queremos nos prevenir e estar bem preparados caso tenhamos que enfrentar calamidades provenientes de fortes chuvas a exemplo do que ocorreu no ano passado”, finalizou o subtenente.
Além da reunião, os participantes e organizadores do simulado fizeram uma visita técnica ao local para vistoriar as condições do terreno e fazer os acertos finais.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
- Barragem do Piraquê-Açu será inaugurada neste sábado (6) e reforça a segurança hídrica de Aracruz
- Atenção Servidores Efetivos: Prazo para o recadastramento até 30 de junho
- 22ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a março
- Produtores rurais têm até 30 de junho para atualizar cadastro de rebanhos junto ao Idaf
- Ordem de serviço para o início dos serviços de Regularização Fundiária em Vila do Riacho será assinada nesta quarta (03)