Alunos das escolas de Aracruz passam por avaliação ocular
A aluna, Gabriele Pereira, 7 anos, estava torcendo para que seu exame de vista acusasse algum problema para poder usar um óculos bem grande e colorido. Ela e os colegas das escolas Luísa Silvino Rebuzzi e daAbílio Correia de Amorin fizeram parte dos 150 alunos do 1º ano do ensino fundamental que participaram de exame de acuidade visual, nesta terça-feira (26/08). Essa iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, que prevê também a promoção da saúde bucal e da antropometria feita por enfermeiros, nutricionistas e dentistas do Programa de Saúde da Família (PSF).
As avaliações tiveram início no dia (20/08) e vão até o final do mês, a intenção é que cerca de 4.500 alunos da rede municipal de ensino tenham a saúde avaliadas. Na escola Luísa Silvino, 48 alunos, fizeram exames de vista. A enfermeira, Dejacy Oliveira Veiga, informou que alguns problemas visuais foram detectados em algumas crianças e elas serão encaminhadas para uma avaliação mais detalhada junto a um oftalmologista.
A diretora da escola, Débora Amorin Barbosa, disse que esse trabalho de prevenção é muito importante para o desenvolvimento escolar dos alunos. Segundo ela, os problemas visuais atrapalham o desempenho escolar. “Detectando mais cedo o desvio de visão é possível tratar com mais eficácia e a criança não tem o aprendizado prejudicado”, comentou.
Sua colega, a diretora da escola Abílio Correia de Amorin, Sônia Mara Suella, concorda plenamente e afirmou que os problemas de vista nos alunos são um dos males no desenvolvimento das crianças. Segundo ela, o desvio não é de difícil detecção e ele começa cedo. “São crianças aproximando o caderno dos olhos, lendo de lado e pulando sílabas”, explicou.
Ela contou que na escola cerca de 102 alunos passaram pela avaliação e infelizmente foram detectados alguns problemas. “Isso é muito bom, pois as crianças com o tratamento ocular adequado não ficarão atrasadas em relação aos colegas sadios”, comentou.
A pequena Isabela Pereira, 9 anos, na fila de espera da avaliação, parece ser um desses casos. Ela tem se queixado de dor de cabeça e afirmou ter que aproximar os livros dos olhos para ler melhor. “É ruim, pois tenho que forçar a vista para conseguir entender as palavras”, confidenciou.
Promoção da Saúde
Os alunos da educação infantil, 3 e 5 anos, terão a saúde bucal avaliada, além de receberem um kit de escovação e dicas e maneiras para prevenir as cáries. Já os alunos do 1º ano do ensino fundamental passarão por uma avaliação de acuidade visual. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes tal deficiência pode ser corrigida com tratamento adequado. Os que necessitarem de consulta com especialista serão encaminhados pelo Município.
Por fim os alunos do 4º ano do ensino fundamental vão passar por um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global (antropometria). O exame permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional, bem como o tratamento para prevenir doenças causadas pela obesidade.
De acordo com a secretária de Educação Interina, Acácia Amaral, o projeto é uma ação preventiva que promove a saúde dos estudantes, fundamental para o bom rendimento escolar. “Trata-se de um trabalho com foco na prevenção e que traz bons resultados no desempenho de nossos alunos”, afirmou.
Essa iniciativa teve um projeto piloto em 2013, com ótimos resultados, o que levou à união intersetorial para a realização de mais ações preventivas, por meio da promoção da saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças da rede pública de ensino. O público beneficiário são os estudantes da Educação Básica e Infantil.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)