CMEB Honório Nunes de Jesus promove atividades lúdicas em sala de aula
Nesta quarta-feira (13/8), os alunos da educação infantil do colégio Honório Nunes de Jesus receberam seus pais em sala de aula e participaram de várias atividades lúdicas. A intenção foi propor às crianças um jeito diferente de brincar. A ideia é resgatar, conhecer e valorizar as brincadeiras infantis antigas, o que possibilita o desenvolvimento da capacidade cognitiva, do potencial de reflexão e de construção do conhecimento.
Esta ação faz parte do projeto Família na Escola, iniciado no dia 18 de fevereiro e que estás sendo finalizado nesta quarta-feira (13/8). Durante todo o dia os alunos participaram de atividades como contação de história, poemas e poesias, criação de artes com folhas de jornais, campeonato com caixas de fósforos, simulando ônibus parando em seus terminais, bolas de gude, petecas, bolas de sabão e confecções de pipas.
Segundo a diretora da escola, Adriana Alves dos Santos Abud, quando a criança participa de atividades lúdicas, ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve sua socialização. “Nesse sentido, nós trabalhamos dentro dos eixos norteadores da educação infantil, o que foi gratificante, pois podemos acompanhar o envolvimento das famílias”, destacou.
Ela ainda disse que durante o evento as famílias levaram um imã de geladeira com a seguinte frase: “A criança que não brinca não é feliz. O adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração” (Ivan Cruz).
A atividade lúdica
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade, capacidade motora e de raciocínio.
Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira torna-se mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Trata-se de qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. São atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos