Professores municipais recebem capacitação do Programa “Vivendo e Aprendendo”

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou na tarde desta quinta-feira (24/07), a capacitação de 12 professores junto ao Programa de Redução do Analfabetismo “Vivendo e Aprendendo”, ministradas pelas técnicas da Secretaria de Educação do Estado (Sedu) e pela superintendente Regional de Educação de Linhares.
O objetivo é capacitar os professores alfabetizadores a trabalharem a forma diferenciada da alfabetização de um adulto. Aqui em Aracruz, a Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da SEMED está sob a responsabilidade das técnicas: Rosiana Barcelos Lírio Paz e Sônia Nunes Souza Mendes.
De acordo com a coordenadora, Sônia, essa formação é de extrema importância para esses profissionais na condução da alfabetização de adultos: “É fundamental que o profissional respeite a experiência adquirida ao longo da vida desses alunos. Contextualizando isso, facilita o aprendizado”,pontuou.
Mais de 200 pessoas tiveram suas vidas mudadas após a implantação do Programa aqui em Aracruz, iniciada no ano passado. Cinco turmas já concluíram a formação e 12 estão em andamento, sendo nove na sede, duas no distrito de Vila do Riacho, no CMEB “Álvaro Souza” e uma no distrito de Barra do Sahy, na EMEF“Profª Bárula Neves dos Santos”.
De acordo com a professora Mariuza Maria Soprani, que participou da capacitação e já leciona há 35 anos, o curso possibilita grandes reflexões aos profissionais, principalmente na importância da profissão. “Saí da capacitação mais agraciada. A gente, às vezes acredita que sabe muito porque sempre estamos estudando, mas não sabemos. Sempre é rico perceber o quanto eu sou capaz de ajudar a transformar as vidas de outras pessoas. Muitos já possuem uma rica história de vida, mas desejam resgatar o direito negado à escolaridade na idade própria” comentou.
Os interessados em participar do Programa de Redução do Analfabetismo “Vivendo e Aprendendo” pode procurar a Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação pelo telefone (27) 98868-0575. A duração do Programa é de oito meses e pode ser realizado em qualquer período do ano. É possível formar turmas de no mínimo 15 alunos, na sede e de sete, no meio rural. A carga horária total é de 10 horas semanais, podendo ser dividida em duas horas diárias ou em três dias, na semana.
Programa de Redução do Analfabetismo“Vivendo e Aprendendo”
O Programa tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida, além de oportunizar a educação mais próxima da sua comunidade.
O Município de Aracruz, no ano de 2013, fez adesão com o Governo do Estado do Espírito Santo, referente ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), hoje, intitulado Programa de Redução do Analfabetismo: Vivendo e Aprendendo e é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Ele é desenvolvido em todo o território nacional.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!